segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia Mundial da Água



Hoje, iniciei o dia ouvindo "Prece dos Oceanos" de Corciolli.
Lembro-me,que quando era criança, íamos a praia e colocávamos uma concha no ouvido. Como era bom,ficar ouvindo o barulho do mar e das ondas.Ficava encantada com a natureza, onde tudo era bem mais simples. Corríamos sobre a areia, em busca de conchinhas,até mergulharmos prazerosamente sob as ondas.
Hoje, as crianças estão mais ligadas nos barulhos dos equipamentos eletrônicos, dos vídeos games,tablets e em colocar um iPod no ouvido, no volume máximo.
É...quanta história rolou de lá prá cá. Quanto Mar, sem mais encantar! Distanciando-se dos sonhos da minha infância, o mar segue esvaziando-se.
Antes,o barulho das ondas, só era superado pelo batuque produzido pelo coração das nossas mães, quando nos acalentaca e abraçava.
A menina Lila, aprendeu nos livros que os animais marinhos, usam a audição para comunicarem-se,buscarem comida, relacionarem-se e procriarem. Triste constatar, que com passagem do tempo,a audição destes animais já não é mais a mesma.
Como toda criança que acredita nas lendas, eu adorava a Baleia Azul, o Boto Cor de Rosa ,a Orca, as Focas(hoje minha filha carinhosamente me chama 'Foca Rosa' )e o Peixe Dourado (que eu acreditava ser uma alusão ao meu nome),
Que triste saber,que a Baleia Azul está ficando surda,a Orca já não consegue ser ouvida como antes , que muitas baleias são encontradas mortas no litoral( morrem de hemorragias nos ouvidos e olhos,causadas pelo barulho dos navios cargueiros.São mais de 100 mil cruzando os mares o ano inteiro, com um ruído que chega até 195 decibéis)e que a pesca indiscriminada matou 90% dos peixes grandes, no período de 1900 até os dias atuais.
Pior ainda, é constatar que o nosso lindo Mar azul,passou a ter outra coloração ,causada pelo lixo ambiental ,do qual as nossas tartarugas alimentam-se. Assim como os corais, as tartarugas estão ficando pálidas e doentes.
É...nosso mar, virou um grande lixão, já que 80% do lixo mundial está no litoral .Assim como a frase bíblica "somos pó e ao pó voltaremos".E tudo retorna em forma de alimento.Mesmo assim,continuam desmatando e poluindo inúmeras áreas preservadas!
Como é triste...saber que 80% da poluição dos Mares é causada por nós, chegando a superar a poluição que fazemos na Terra. Que os dejetos que jogamos nos ralos das pias e sanitários, tem como destino os oceanos. Que o lixo plástico nas águas do Pacífico aumentou em 200%.Que 40% do CO que está na atmosfera é absorvido pelos oceanos.
Desde menina gostei de estórias e da História .Aprendi,que na lendária cidade de Tróia(atual Turquia), os moradores acumulavam o lixo dentro das casas e depois cobriam-os com entulhos. Hoje, lixo e entulhos são jogados bem longe dos lares e acostando-se ao mar. Na Mesopotâmia,aproximadamente em 2.500 a.C. os Nabateus e Beduínos reaproveitavam o lixo para adubar as plantações. Os antigos Maias ,reciclavam cacos de cerâmica e material de construção.
Sei que virou moda ser politicamente correto e reciclar. Mas, de fato os governos não têm implementado políticas, nem campanhas que favoreçam o modismo. . Basta olharmos hoje,a praça de alimentação de um shopping center , entrarmos numa sala de cinema após a exibição de um filme , visitarmos uma praia...é grande a cultura do desperdício e ou da falta de hábitos.
No período de 8000 a 2000 aC. algumas tribos tinham hábitos alementares saudáveis, graças a grande concentração de sambaquis, hoje no lixão 27% do volume total são encontrados açúcares(chocolates, balas, refrigerantes...) e 61,5% são plasticos que costumam demorar dezenas de anos para se degradar.
Se antes,brincávamos no mar transbordando de água. Hoje, sabemos que ele está esvaziando e perdendo a vida, como uma hemorragia, que precisa ser estancada com urgência!
Afinal,a falta de água afeta a população mundial. Não é problema somente para os geólogos,botânicos,políticos e pesquisadores . De acordo com a ONU.78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídricos. A Unesco estima que mais de 1,4 bilhão de empregos, ou 42% do total da força de trabalho mundial, são altamente dependentes dos recursos hídricos.“Anualmente, 2,3 milhões de mortes são relacionadas ao trabalho. Doenças contagiosas ligadas ao trabalho contribuem para 17% dessas mortes e, nessa categoria, os principais fatores para a proliferação dessas doenças, mas que podem ser evitados, são água potável de baixa qualidade, saneamento inadequado, falta de higiene e falta de conhecimento”.Segundo o relatório, cerca de 2 bilhões de pessoas necessitam de acesso a melhor saneamento, com as meninas e as mulheres em situação ainda mais precária. Um estudo feito em Bangladesh, com a distribuição de absorventes íntimos em uma empresa onde 80% dos empregados eram mulheres, diminuiu as faltas ao trabalho de 73% para 3%.
Portanto, o mundo é de todos nós que o habitamos. Temos que dar a ele, o formato e a essência que queremos para os nossos netos e as gerações futuras do Planeta.
Temos que cuidar da ÁGUA ,por sabermos que é um elemento indispensável a VIDA


Encerro... com a " Melodia das Águas" , roupa que sempre vestirei !

Lila Dourado

4 comentários:

  1. Lila,amei seu texto, principalmente quando se reporta as diferenças lúdicas dos tempos, análogo a degradação ambiental, além de conhecer um pouco mais de vc.
    Eloquentes vernáculos.De fato este assunto tem suma importância social, valioso o despertar desta consciência.
    Amplexos,

    Roberta Saad

    ResponderExcluir
  2. Mergulhei na Melodia das Águas, mesmo sem conhecer Corciolli.Impossível não mergulhar , diante dessa declaração de amor a geografia humana e ambiental. Seu desabafo cheio de poesia, memórias da infância e história me enche de orgulho de ter sido sua aluna e hoje tê-la como amiga.Como você diz no texto "virou MODA ser politicamente correto" mas é uma pena que a polítical nacional não tenha aprendido ainda.

    ResponderExcluir
  3. Lila querida,emocionei-me com teu texto Melodia da Águas,e voltei a minha infãncia,não tão diferente como foi a tua.Plena de sonhos,pureza,beleza natural,alegria de viver,pela simplicidade do que a vida nos ofecece de melhor,em toda a sua essência,O Amor.
    Amor ao som do mar,as pequenas "GRANDES",coisas que nos fazem felizes...Essa criança mora dentro do meu coração...Ainda vivo assim,a ouvir a melodia do mar,das cascatas,dos pássaros que nos fazem sonhar e vivermos de uma forma tão poética,que custa-nos não vermos a vida com o olhar d'alma.Sinto que tu vês a vida assim,com tu'alma linda!Obrigada,por ter-te como amiga. divides o melhor que existe em ti tua essência,terna com imensa concientização do que se passa no mundo,desigualdade humana,preconceitos raciais,desrespeito com a natureza,que chega a ser CRUEL...Entretanto não perdeste a forma bonita de viver com esperança...Vives e escreves poéticamente,muito me orgulho em ti como mulher que és,a profissional,a poetisa.Eu me deleito e transporto para mim.Tu me representas também...A mim e a todas as mulheres.Parabéns!

    Beijos da amiga, Silvana Reis
    Luluzinha...Rsrs.Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Como é ter crescido ao seu lado e ter aprendido com você a preservá-lo! Te amo muito !Beijos

    ResponderExcluir