segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Christian Louboutin e Arte Como Vestimenta do Objeto de Desejo

Se a França revolucionária do séc. XIX, traz o indicativo da contemporaneidade,Christian Louboutin e Peter Lippmann, inspirando-se na França pré-revolucionária do séc XIII, nos mostra uma Campanha que é mixto de talento e Arte .E assim como a Revolução Francesa, estabelecia o exclusivismo da burguesia, o sapateiro francês de ascendência vietnamita , criador de um do mais desejados calçados, prima pelo exclusivismo das suas peças, que convenhamos... é um LUXO! E isto não é pecado. Afinal, a França do séc XIX inaugurava os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade legitimando as garantias do Estado burguês. E assim como Gilles Lipovetsky, acredito que o Luxo não se reduz ao supérfluo , faz parte da historia da espécie humana e é inútil querer julgar o que é constitutivo do humano-social. Quando a arte e modo de ser refletem essa sensação de bem-estar que traz conforto...isso é luxo! Se a França tornou-se ícone do luxo, seja na moda,joalheria,cosméticos, automobilismo e nas artes, os homens e mulheres do mundo moderno ,passaram a consumir o luxo e a transformá-lo em necessidade de mercado e consumo. Estando sempre ligado a questão do negócio, onde a ferramenta e/ou objeto , vai se impondo na área do design como garantia de bem-estar individual e social! A grande Coco Chanel dizia "O luxo não é o oposto da pobreza. É o contrário da vulgaridade". Por isso, temos que nos livrar desse "paradigma individualista"no qual, o luxo premia alguns e exclui muitos. Como também, das visões ideológicamente políticas sobre "luxo".Ao tornar-se luxo, o produto torna-se necessidade de mercado, gerando emprego e renda. Afinal...todos os Homens e Mulheres, tem o direito de se deixar seduzir pelo que lhes dá prazer, e isso é Luxo!!!!Christian Louboutin soube transformar seus calçados em algo desejado. Não é só Nicole Kidman, Angelina Jolie, Britney Spears , Gwyneth Paltrow, Sara Jessica Parker,Madonna,Anne Hathaway e Katie Holmes e muitas outras famosas, que sonham em cruzar as pernas e deixar à mostra a solinha vermelha do seu Louboutin...a mortais brasileiras também, como ele mesmo diz..."é continuar sonhando... um dia poderá aparecer um príncipe encantado trazendo um". Ou quem sabe... nós concretizaremos esse desejo, vestindo os nossos pés com o que nos dá conforto e prazer!

8 comentários:

  1. Ah, que ótimo! A viagem é outra! Só tenho mais é que aprender! Gostei da idéia do blog. Noutro horário, com mais tempo lerei as postagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Lila, seu blog nós traz conceitos e refinadas informações, aliando o belo ao histórico vc nos fala de moda com propriedade, mostrando o lado necessário de se entender o belo como um prazer e um direito de todos.
    Beijos, de todos os matizes.
    Omar Rocha.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, a Lila, encantando com desvelo, conhecimento e sabedoria, com um apetite incomum de uma historiadora. Livre e solta, com garbo e explendor na maneira de se expressar, segura, desfilando com domínio do assunto da moda, rica em detalhes, com tamanha expontaneidade que nos seduz, nos arrebata para o seu mundo... mundo do glamour, das coisas belas da vida, da arte de se vestir e de se calçar, num misto renascentista-contemporâneo. Bravo, querida amiga!

    Bjs.
    Roberto Abreu

    ResponderExcluir
  4. ê, minha querida Lila,
    muito legal o seu texto sobre este desvario que é a separação do belo e luxo à riqueza e o feio e vulgar à pobreza... Quais seriam os parâmetros se ao invés destes "portes qualificativos" tivéssemos a sensibilidade exposta como parâmetro para esta mais leviana separação entre "belo e feio", "luxo e vulgar"...?? Ooops, adentramos o caminho das questões íntimas de quem tem suporte financeiro e nem tanto dos outros suportes qualificativos do "acontecimento" da arte e do olhar amoroso às coisas que encantam...
    Seu texto é prioritário!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom-gosto em teu blogger, Lila. A visão de quem entende de moda. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. O nome é perfeito: incita a curiosidade e, ao abri-lo, supera as expectativas. É um blog de múltiplas possibilidades. Passeamos por ele sentindo o aroma dos tecidos e a densidade das peles. Tudo se abre para vários caminhos e, despido de toda vaga vestimenta e epiderme rasa, dá vontade de entrar nas profundezas dessa concha de olhares.

    ResponderExcluir
  7. Amiga adorei e saiba que estarei seguindo suas matérias, pois como vc mesmo sabe eu vivo moda, e adoro textos inteligentes, não só o modísmo vulgar do consumísmo, mas a moda cultural, estudada, vista e entendida por suas tendências.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Como bem disse seu amigo Nirton, a "viagem é outra". Ler seu blog é uma viagem bem interessante.Você usa a indumentária como um objeto histórico e de arte e faz do seu blog de moda, um espaço criativo para reflexão.
    Parabéns pela idéia, texto e criação! Bjs

    ResponderExcluir