domingo, 28 de março de 2010

As Matryoshkas vestem-se com a Magia das Lendas e expressam-se como camponesas ou princesas


A sofisticação das matryoshkas não reside no material, este geralmente é de madeira.Mas, na complexidade dos motivos pintados.

A bonequinha Matryoska,tornou-se tradicionalmente um brinquedo russo, mas chamou atenção de turistas, decoradores e curiosos ,pela forma como é constituída e pelas lendas que a envolvem.A Matryoshka é constituída por várias bonecas, que se encaixam uma dentro da outra, da maior(exterior) para a menor(interior) e são feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira. A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.
De acordo com a lenda Russa , Sergei Maliutin um pintor artesanal de Abramtsevo , viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas atuais.De acordo com a Lenda Russa ,um senhor que esculpia e vendia bonecas ,fez certa vez,uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a boneca Matrioshka se ela estava feliz. Uma noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E o senhor teve que fazer mais uma bonequinha e ao terminar,colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim ,seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Preocupado com os pedidos, o artesão resolveu fazer um boneco bebê do sexo masculino. o senhor fez o bebê e desenhou um bigode nele .Chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.Na Sérvia, a versão feminina da boneca é chamada de "babuchka",significando vozinha .A masculina "dyeduchka"avozinho.As bonecas são confeccionadas em número de 6 ou 7 para encaixarem-se umas nas outras.Mas, algumas chegam a ter 36 unidades. Geralmente sobre o corpo das Matrioshkas, são desenhados vestes com temas da natureza, ou que remetem aos Contos de Fadas. Mas, ao longo do tempo, foram diversificando e já é possível encontrar as Matrioshkas como celebridades ou políticos ligados a História da Rússia.


Figuras femininas ,em forma cilíndrica , arredondada e estreita na parte superior

As Matryoshkas abertas,observamos que são bonecas ocas, para que possam ser encaixadas uma na outra, a única exceção é a pequena.


Matryoshkas com a caricatura de 7 políticos russos: Vladimir Putin, Boris Yeltsin, Mikail Gorbachev, leonid Brezhnev,Josef Stalin e Vladimir Lenin


Loja de souvenirs stall em Kiev, Ucrânia com Matryoshkas de celebridades


Loja em Londres com Matryoshkas, que chegam a possuir 37 peças de bonecas encaixadas .

5 comentários:

  1. Sempre quiz ter uma bonequinha Matryoska...mas dizem que vc só pode ter uma se ganhar de presente. Adoro a sua lenda. E adoro a Lila Dourado. Beijos querida!!!

    ResponderExcluir
  2. Lila , adorei seu blog ! Que bom você mostrar este lado da "Veste".Resgatar as lendas tão típicas da literatura Russa. Seus textos são simples e ricos.Você consegue enxergar a arte e nos fazer refletir sobre questões sociais, políticas e históricas a partir de pequenas palavras e/ou frases. Quero seguir seu blog, me adiciona. beijos

    ResponderExcluir
  3. Belos detalhes nas imagens!
    Parabéns pela postagem!

    Marli Reis

    ResponderExcluir
  4. Essas bonecas são show e seu blog também. Gostei muito do seu trabalho. bj

    ResponderExcluir
  5. Que lindas essa da loja de Londres...

    Matéria super curiosa...

    ResponderExcluir