quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hemingway e suas Vestes !

Ernest Miller Hemingway (Oak Park, 21 de Julho 1899 — Ketchum, 2 de Julho 1961)

Hemingway fascinou-me desde a adolescência até hoje. Escrevia como um Jornalista(sua formação)num estilo direto e real.Levava para os livros as emoções cotidianas . Seu livro" Paris é uma Festa" me encantou ao relatar os anos vividos na cidade da luz...sua convivência com escritores da "geração perdida" nos loucos anos de 1920...acendeu minha paixão pela bela cidade!
Em uma das minhas viagens a Cuba...visitei os lugares onde viveu e buscou inspiração para seus romances, como em Finca Vigia em Havana, cenário do romance O Velho e o Mar. Na casa em que o escritor morou, ao percorrer os cômodos senti-me próxima da vida do mesmo...a máquina de escrever ainda sobre a mesa, com a qual escreveu os dois clássicos "Por quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar". A Sala, os quartos, os livros( mais de 9 mil..manuscritos,troféus), cozinha...quase tudo como na época em que recebia convidados como: Ava Gardner, Gary Cooper, Esther Willians e Ingrid Bergman.O lendário barco Pilar que inspirou "O Velho e o Mar". Emoção...
Mergulhando ainda na história de Hemingway ...segui saborendo seus prazeres no La Floridita,restaurante maravilhoso ,onde jantei algumas vezes e onde bebi daiquiri...uma delícia , só não pedi seu prato predileto, por ser alérgica a camarão. Mas...o Bodeguita del Médio é descontraidamente o lugar para conversarmos...respirando descontração e prazer, nele bebi Mojito (delícia que aprendi a fazer)e comi "moros e cristianos"e enquanto conversamos...lembramos que ali estiveram e beberam com prazer Hemingway, Brigitte Bardot e Gabriel G.Lorca. Hoje...ao receber essa foto do amigo Maurício Cals, com quem por afinidades construo momentos bons ...revivi um pouco da nostagia cubana...um pouco desse escritor que amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário