quinta-feira, 24 de junho de 2010

ZAKUMI ... Vestindo-se de Paz e Esperança !

Um anfitrião de Olhar Atento , pousando de modelo pra muitos povos e etnias.



Sabemos que a História é cheia de símbolos e signos de representação social, cuja representatividade fica tatuada na mente de muitas gerações.Desde 1966, foram criados mascotes, cuja expressão simboliza parte da cultura dos países anfitriões da Copa. Com este pensamento Andríes Odendaal, criou o ZAKUMI. O mascote da Copa do Mundo FIFA 2010, é um leopardo de cabelo e short Verde,que usa blusa branca, onde esta escrito South Africa 2010 e que adora fazer caras e bocas. Zakumi nasceu no dia 16 de junho de 1994,  no momento em que a África,vivenciava as eleições democráticas e Nelson Mandela consolidava a união das etnias sul-africanas ,ao mesmo tempo em que preparava funeral do Apartheid. O lema oficial de Zakumi é "Fair Play", o mascote é adepto do "Jogo Limpo". Etimologicamente,em algumas línguas Sul-africanas "Zakumi" significa "Vem Aqui".O nome "Zakumi" é composto por "ZA", sigla da África do Sul, e "kumi", que quer dizer "10" em diversas línguas africanas.
Para os que visitam o país que abriga a Copa,Zakumi  é de fato um bom anfitrião. Todos estão encantados, com a hospitalidade, habilidades e o orgulho que o povo africano tem da sua história de luta e libertação. 

Apesar da pouca idade, o jovem leopardo percorreu muitos lugares... savanas, subiu montanhosas, percorreu desertos e florestas. Assim, ele aprendeu a se adaptar a novos ambientes, aproveitando a diversidade da natureza e do povo . Por isso, sabe conviver tão bem com todos os povos.. Zakumi é confiante e fanático por futebol, como Mandela ele acredita que ali no Campo todas as raças são iguais.Mesmo com o país anfitrião perdendo a Copa é hora de "Jabulani". ZAKUMI é fruto de uma história de vencedores, no campo humanitário e cultural ,os africanos são intuitivos e hábeis, mesmo com todas as agruras e adversidades sociais conseguem ser solidários. Muitas são as dificuldades econômicas e de sobrevivência do povo africano, mas como grandes guerreiros não dividem a dor, ostentam a beleza de um país abençoado pela natureza e seguem incansáveis entre as muitas etnias, esbanjando com talento e raça, um jeito de SER GUERREIRO ,por isso nos passam o bastão da Vitória !

Nenhum comentário:

Postar um comentário