quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Recado sem Vestes

para os pretenciosos,que acham que a Moda é descartável e para os que acreditam que Ser Chic é copiar e reproduzir o que observam ao seu redor, sem análise e juizo de valores !


"Tudo quanto existe, tudo que representa Espírito para Espírito, é propriamente uma Roupa,um Traje ou Vestimenta, vestida para uma estação, e a ser posta de lado.Assim,nesse importante assunto das roupas,devidamente compreendido,inclui-se tudo que o homem pensou,sonhou, fez e foi: todo o Universo exterior e  que ele contém nada é senão Vestimenta; e a essência de toda Ciência reside na filosofia das roupas."
Que Roupa Vestirei ? pergunta a si mesmo,  a "produtora e consultora de moda",que decidiu-se graduar nesta profissão, sem nenhuma formação e/ou especialização.
Esquece a jovem, que a roupa que a" Veste" torna-se árida, se seu olhar ficar limitado, à esfera da roupa.A roupa é produto de consumo e como tal ,invade todas as  áreas do consumo que a circundam, a arte,a politica, a ciência e a história.Um ciclo se forma, e  a peça que vestimos, ultrapassa os limites do sentido estético e/ou das tendências, para tornar-se indumentária fundamental, na investigação filosófica da História da Moda, na compreensão do estilo e do que somos e representamos.
Hans-Georg Gadamer, filósofo que admiro pela pesquisa e contribuições literárias, afirma:"Até na práxis do trabalho cinetífico, existe 'moda'.Conhecemos o enorme poder e a força esmagadora que ela representa...evidentemente gostaríamos de acreditar que esta é superior ao que meramente promove a moda".
Como historiadora, sempre busquei, desenrolar os fios que formam o grande novelo, da nossa história, desagregando-os ,libertando-os do centro que os unifica.Por pensar assim, criei o blog Que Roupa Vestirei ,por saber que a Veste(indumentária ou roupa)sempre foi fenômeno influente e transformador, nas diversas áreas do pensamento humano, desde os tempos primitivos, até os dias atuais.




Um comentário:

  1. Querida Lila,
    Desculpe-me, mas claro que a ação Humana se reflete (e vice-versa) na indumentária. Mas claro, que fica longe de estar subsumida a ela, como parece sugerir a frase que inicia a postagem acima; parece-me exagerada. Outros aspectos, como a Arquitetura, também refletem fortemente a experiência humana, e muito mais ainda outros, como a Literatura, Filosofia, Ciências, demais artes, e a produção e comércio de mercadorias em geral. Como encontrar o pensamento Kantiano numa peça de roupa? Um celular pode até ser cor de rosa, mas certamente seu aspecto exterior (inclusive conforme a classe, pois muitos têm aparelhos sofisticados por ostentação, já que nem usam os recursos disponíveis) é uma de suas propriedades importantes, mas há outras pouco tangíveis, e mais importantes, que passam pela ciência e matemática embutida nele, pela economia, etc.
    Já usar "moda" entre aspas, como faz Hans-Georg Gadamer, não parece nada lícito, pois está usando a palavra para um sentido semanticamente muito distante da preferência de roupa e acessórios.
    Enfim, a despeito de gostar de Matemática, não creio que ela seja maior do que é. A História (englobando mesmo a Evolução anterior ao Homem, e a Cosmologia), em seu conjunto, esta sim, é a maior de todas.
    Beijos,
    Armando.

    ResponderExcluir