sábado, 15 de janeiro de 2011

Nudez...Nem Toda Será Castigada

Um ano após  o Golpe Militar de 64,que cerceava a liberdade de expressão e criação artística, Nelson Rodrigues escrevia "Toda Nudez Será Castigada" , peça teatral que foi dirigida pelo grandioso polonês Ziembinski. Sabemos que a nudez sempre foi instrumento preciso, para ocultar tabus,medos e preconceitos. Mas é confortante saber, que os artistas ao longo da História, produziram ferramentas que não só desnudaram  mitos e medos,mas ajudaram a compreender que o corpo é o abrigo da mente..Através das suas obras os artistas expõem o prolongamento da idéia criativa,despertam prazeres e ajudaam a compreender o real sentido da beleza. Vivemos rodeados de valores ligado à beleza,de forma fugaz e volúvel.Anualmente, milhares  de jovens em todo o mundo, são hospitalizadas por sofrerem de anorexia, por acreditarem na cultura midiática do mundo da moda, que impõe que os corpos devem servir como cabides de roupas, finos e rígidos.Nesse mundo, as mulheres tornaram-se as maiores vítimas, passando a envergonharem-se do próprio corpo e a incorporar o que o teatrólogo dizia, literalmente,passando a castigar o corpo e a mente.
Artistas consagrados,como Michelângelo,Botticelli,Delacroix,Manat,Giorgione, Matisse,Vélazquez,Rodin,Segall,Picasso  e tantos outros ,desnudaram a beleza com todo o seu encantamento, através das suas telas.Algumas delas, exponho aqui por expressarem  a verdade sobre a beleza e reafirmar que a nudez não deve ser castigada.

"O Belo é sempre bizarro. Não digo que seja voluntariamente, friamente bizarro,pois, em tal caso seria um monstro fora dos trilhos da vida. Digo que contém sempre aquele pouco de estranheza que o faz ser particularmente Belo." 
Charles Baudelaire

A Criação do Adão(1510),de Miguel Ângelo Buonarroti-Michelângelo,Fresco,280 x570cm.Roma,Vaticano,Capela Sistina
Nascimento de Vênus(1482),Sandro Botticelli,Florença,Galleria degli Uffizi

A Liberdade Guiando o Povo(1830), de Delacroix.Dimensões:260com x 325cm.Museu de Louvre,Paris
Pietà(1498-1499)de Michelangelo.Dimensões: 174 x 195 cm.Basílica de São Pedro, Vaticano

Les Demoiselles,d' Avignon(1907),de Pablo Picasso.Óleo sobre tela,Dimensões:244x 234cm.Nova Iorque,Museum of Modern Art.



Olympia,Édouard Manat.Paris, Musée d'Orsay
A Tempestade(1510),Giorgione.Óleo sobre tela,78 x 72 cm.Veneza,Galleria dell' Accademia
A Dança(1910)Henri Matisse.Óleo sobre tela,260 x 391 cm.Sampetersburgo,Hermitage.
Vênus no Espelho(1650)Diogo Vélazquez,Londres,National Gallery
O Mel É mais Doce do Que o Sangue(1941)Salvador Dalí,Óleo sobre tela,49,5 x 60cm.Santa Bárbara,The Santa Bárbara Museum .
,
A Toilete(1896)Henri de Toulousse-Lautrec.Óleo sobre cartão,67 x 54cm.Paris, Musée d'Orsay
Afrodite Capitolina,300 a.Roma, Museu Capitolini

O Beijo, Auguste-René Rodin - Museu Rodin.

Jovens Taitianas com Flores de Manga(1899),de Gauguin Dimensões: 94cm x 73cm.Metropolitan Museum of Arte, Nova York.

Dois Nus(1930),Lasar Segall, óleo sobre tela 100 x 73cm.Museu Lasar Segall Ibran Minc-São Paulo-SP

4 comentários:

  1. Arrasou Lila! Bjos de sua nova admiradora.

    ResponderExcluir
  2. otima postagem,é um assunto que sempre quis falar.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto e das imagens Lila. A arte nos salva sempre, benza Deus!!! MCals

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Sabe quando os ombros se lançam pra frente e o pescoço da gente se estica pra ver melhor...foi amor a primeira vista. A arte me transmite algo novo e muito bom. Já estava em mim e agora é que me dei conta....Parabenizo pelo precioso materioal e agradeço a oportunidade. Paz e alegria. Cláudia

    ResponderExcluir