terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia Nacional do Livro

Vestes Literárias Para Abrigar o Amor

Dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A Unesco instituiu essa data em 1996 aproximadamente para 100 países.

No Brasil ,a data é comemorada em dose dupla,por ser também o aniversário de Monteiro Lobato. Qual de nós,não encantou-se na infância e adolescência pelas histórias de Lobato? Entre tantas histórias,a Emília, o Saci Pererê, a Cuca, Narizinho, Visconde e Tia Anastácia,são personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo que ficaram na nossa memória.
Estamos na Semana-Santa, período em que milhares de pais vão aos supermercados comprar ovos de chocolates para presentear seus filhos, nada contra, também adoro presentear e receber.Mas, bem mais importante que presentear com ovo de chocolate que será degustado rapidinho, é refletir com a família e filhos sobre o verdadeiro espírito da Páscoa. E que tal, ao invés de dar um ovo de R$ 50,00 ou R$ 70,00, dá um ovo com um valor inferior e um livro?
Devemos incentivar nossos filhos desde cedo, assim como compramos ursinhos de pelúcia e brinquedos, para o quarto deles,devemos expor livros na cabeceira e nas prateleiras, pra que eles cresçam vendo e vivenciando a literatura, como parte inclusa na vida deles.
Lembro-me bem, que enquanto minha filha crescia claramente dentro de mim, eu decorava seu quartinho com muito amor e que livros de Contos de Fadas, dos irmãos Grimm já era parte do seu enxoval e que eu adorava ler, como quem dividia com ela as primeiras viagens literárias. Guardo ainda hoje ,seu primeiro disco "Caixinha de Música" de Arthur Moreira Lima e Jean-Louis Steuerman e vários LPs com histórias infantis. Quando ela nasceu, adorava contar histórias pra ela dormir.Minha filhota adorava brincar com livros,pequenina deitava no chão pra colorir as ilustrações em preto e branco da coleção completa de Monteiro Lobato, que estava ali a sua disposição.Minha menina cresceu ,vivenciando e saboreando ao meu lado o prazer pelas viagens literárias .Hoje, observo feliz a Mulher inteligente que tornou-se. Quando a encontro nas Livrarias,conversamos sobre as novas aquisições e quando longe ,estamos sempre trocando mensagens... bilhetinhos ...exercitando a palavra escrita.
Ninguém nasce com hábitos, criamos e desenvolvemos. Por isso, neste Dia Nacional do Livro, trago a reflexão, para que os pais e/mães busquem um espaço de tempo para estarem juntos das suas crias, incentivando-as para o estudo e para a pesquisa ,além do mundo virtual. LER ainda é a melhor Viagem !




Um comentário:

  1. se muitos fizessem isso a educação no BRASIL SERIA BEM DIFERENTE,MAS VAMOS ESTIMULAR ,PARABÉNS E FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir