sábado, 7 de maio de 2011

Mãe.. Veste Costurada Com Fios de Amor e Carinho

                       Mãe

Mário Quintana


Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!




 Há quem diga, que este dia é puramente comercial e que por isso, devemos deixá-lo de lado. Penso diferente.Sei das conveniências e lucro para o mercado, assim como o Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal, Ano Novo e até o Dia do Aniversário de todos nós.Mas...quem não gosta de ser lembrado no aniversário?! de ser presenteado com afeto e carinho?!
Entendo como educadora, que devemos passar aos nossos educandos valores humanísticos e sentimentos de solidariedade, valores estes que devem ser repassados também, pelas mães.Nós educadoras, tal qual  mães, seguimos na trilha da vida, repassando o saber, preocupadas com o futuro melhor daqueles, cujos passos para serem firmes,dependem de nós. As mães, são de fato educadoras, psicólogas,enfermeiras e amigas incondicionais dos seus filhos.Mesmo que estes sigam trilhas adversas, caminhos inesperados ,elas...as mães estarão sempre ali de braços abertos para recebê-los. Se hoje, alguns filhos acreditam que esta data é puramente comercial e por isso deve ser descartada, eu vos digo, como Mãe-Mulher e Educadora,não pense assim, um dia você será mãe e entenderá bem mais o que eu digo.Um dia é pouco para você homenagear aquela que fez tanto por você, isso deveria ocorrer todos os dias.Até porque, sabemos que nas sociedades modernas, as mães passaram a desempenhar na maioria das vezes o papel do pai ausente, sem estar preparada pra isto, pois a mãe natureza a fez Mulher e não Homem o que dificulta o exercício do papel. A grande maioria das mães, foram mantenedoras do lar. Para que o teto não desabasse sobre a cabeça dos filhos,tornaram-se o alicerce.Muitas seguiram com suas dores, mêdos,angústias,tendo como cúmplices o silêncio da madrugada.Enquanto suas crias docemente dormiam, após serem amamentadas com o mais rico dos alimentos, o leite materno, que independente da situação social e grau de nutrição da mãe, o leite materno é fonte completa de nutrientes.
É...um dia só é pouco, para homenagearmos essa mulher guerreira que a natureza por assim saber, a fez com útero para que nele pudesse ser gerado um novo ser.
Hoje...às vésperas do Dia das Mães, fiquei infinitamente feliz, lendo o que meu ex-aluno Armando Augusto escreveu. Seu comentário, adoçou minha alma e me fez acreditar que plantei sementes boas no seu coração.
Senti vontade de vir aqui no blog e falar um pouco da mãe, que é sem dúvida a maior educadora.Hoje, o Armando não é mais meu aluno, tornou-se um professor universitário, Mestre, amante da astronomia, física e matemática e profundo estudioso da matéria humana. Na sua mente, navegam Balzac, Boccacio, Erasmo de Roterdã, Villa-Lobos, Eric Hobsbawn, Thomas Morus, Stendhal, Fernando Pessoa, Ítalo Calvino,Oscar Niemeyer,Homero Clarice Lispector, Woody Allen , Chico Buarque, Tom Jobim, Paulinho da Viola... como é bom saber que parte de mim, navega também navega no seu coração.As palavras do meu ex-aluno " deságuam em mim e eu oceano"
Felizes são aqueles que sabem amar, que independente das convenções sociais, poderão dizer amanhã e sempre, para suas mães e pessoas amadas o quanto são gratas pelo amor recebido incondicionalmente.
Que pelo menos um dia no ano, as intensões sejam afetuosas e boas .Que as ações e sentimentos extrapolem os limites da razão e as palavras possam bailar vestidas no forte desejo do abraçar.Que possam também desejar a todas as mães abrigadas no colo da mãe terra,um dia feliz, para que assim, nenhuma mãe fique triste pela falta do abraço ou da doçura do beijo do filho(a) que ela quiz ter por amar demais.
Que todos os filhos...todos, possam abraçar suas mães e dizerem o quanto elas são amadas.
Que todas as mães... todas, sintam-se abraçadas e amadas, para seguirem amando.

 FELIZ DIA DAS MÃES !

Mães - Pedro Bial

PARA SEMPRE

Carlos Drummond de Andrade


Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.




Maria Aguiar Aguiar Lindo amiga...bjos. Tenha um belo dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário