sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse Sem Asas Para Voar Nos Veste de Dor

 "Quando ele vai embora, o sol se põe. 
Ele leva o dia embora, mas sou crescidinha e do seu jeito, 
neste tom triste, as minhas lágrimas secam sozinhas."
 A cantora britânica durante apresentação na Arena Anhembi, em São Paulo,  no Summer Soul Festival
Custei a acreditar ao ler a notícia de morte de Amy Winehouse.Sempre que vejo pessoas cujo talento brota naturalmente,exterminarem a vertente da fonte que faz jorrar a vida, me dói a alma. Por isso, sai em busca de sites e  blogs que afirmassem " a notícia da morte da cantora Amy Winehouse é mais um falso boato espalhado através da mídia".
Mas, infelizmente a notícia é verdadeira  a cantora Amy Winehouse de apenas 27 anos,encerra de forma trágica sua última turnê nessa vida. Assim como Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison e Kurt Cobain, Amy é mais um exemplo que não deve ser seguido pela nova geração . Quem não aprecia até hoje, a obra musical dos nomes citados? Vivi minha adolescência e vida acadêmica alicersada na literatura, na poesia e na musicalidade.Achava-me às vezes uma estranha no ninho, pelas escolhas musicais. Minha alma plural viajava nos muitos estilos...blues, jazz,clássica, bossa-nova e MPB. Mas...lembro-me bem ,que meu coração pulsava fortemente sempre que ouvia a poderosa voz da Janis Joplin . Senti-me traída ao ouvir a notícia da sua morte. Hoje...mulher madura, mãe e educadora, sinto-me mais uma vez,traída pela catástase da Droga que arrastou mais uma vítima.A droga aniquila não somente os consumidores, mas todos os que de uma forma ou de outra, ficam privados da liberdade de ver, ouvir, sentir e vivenciar experiências boas.
A cantora britânica, já vinha lutando contra o mal,ou melhor,contra a vida,cada vez que drogava-se. As drogas e a bebida tranformou a Amy Winehouse numa figura anoréxica, de cabelos desalinhados e distante da Amy que nasceu estrela.Algumas turnês mundiais foram canceladas,após apresentações sob vaias ,como ocorreu na cambaleante performance na Sérvia no mês passado.
É real...é fato, mais uma estrêla se foi ,vítima da escolha equivocada.
Amy, poderia ter feito todas as experiências possíveis.Mas...somente com a "droga da voz"  que Deus lhe deu.
 Amy Winehouse ícone da moda e da música
A cantora britânica,com seu estilo de diva dos anos 50 e 60 foi comparada a  Brigitte Bardot pelo estilista  Karl Lagerfeld.Seu cabelo com volume no topo da cabeça, lembrava o de Marge Simpson e a maquiagem,os olhos delineados de forma exagerada e sua música pop/soul atraiu muitos seguidores, que agora lastimam o fim trágico da cantora.
Em outubro de 2010, a cantora assinou uma coleção em parceria com a marca britânica Fred Perry.Em março de 2011, chegaram às lojas da rede a segunda linha assinada pela cantora.
 





 

Amy Winehouse bebendo enquanto assistia ao show da banda The Libertines em Londres, em agosto de 2010 

Amy Winehouse em sua última apresentação, na Sérvia. 
Uma lástima, a talentosa Amy não consegue concluir a apresentação...fracassa ao cantar o sucesso  " Back to Black".
 Amy Winehouse...de olhos no céu !

5 comentários:

  1. Querida Lila,

    Tenho escutado Amy no bombardeio musical que se seguiu à sua morte, e penso que, infelizmente, sua obra musical (e mesmo a voz) é muito medíocre. A maior parte das músicas dela é muito ruim mesmo, sob qualquer ponto de vista. Penso que ela é mais um produto do poder da mídia anglo saxônica que de qualquer outra coisa. Tenho amigas (Gláucia Chris e Lu Salgado) que possuem respectivamente muito mais criatividade poética (no que tange a prosódia) e muito mais voz em seus dedos dos pés (essa ficou engraçada) que Amy possuía no corpo inteiro. Sem falar em inúmeros outros artistas desconhecidos da Bahia (Duo Barros Reis, Neto Costa, etc.) e do Brasil (a já citada Gláucia, e o já mais conhecido o mineiro Sérgio Santos com seu impressionante "Áfrico"), que não contam com espaço nem mesmo nacional, o que deveria nos envergonhar como brasileiros.

    Que Amy descanse em paz, e deixe nossos ouvidos em paz também!

    Beijos,
    Armando.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo concordar com a opinião do Armando, não gostava do estilo de vida dela, mas a Amy como artista, era excepcional. Falo de suas músicas e de sua voz.

    ResponderExcluir
  3. Comentando a resposta abaixo da minha primeira, que acha Amy excepcional, inda que a respeitando,
    vejam o link
    http://letras.terra.com.br/amy-winehouse/
    para a parte da prosódia. Qualquer letra de qualquer um dos que citei (Sérgio Santos, Gláucia Chris, e olhe que não estou citando Chico Buarque!) é infinitamente melhor do que, digamos, 99,9% das músicas de Amy. Desafio qualquer um a apresentar 5 boas letras de Amy, das 134 que há lá. Provavelmente, nenhuma é grande coisa, não tive paciência de olhar todas as 134.
    Quanto a harmonia, uma parte é bate-estaca, outra é um pop fuleragem, e assim por diante, nada muito criativo ou contributivo à musica mundial. Ou seja, mais do mesmo de sempre.
    Finalmente, quanto a voz, Lu Salgado ou Neto Costa
    são muuuito melhores que Amy (novamente, nem cito Bethania, Leila Pinheiro, Itamara Koorax, Gal Costa, etc, para não ficarmos com pena da pobre Amy). A diferença, é que nossos artistas não têm por trás a mídia anglo saxônica.
    Definitivamente, pode haver até quem goste da Amy como artista (eu, por exemplo, gosto de Kid Abelha, mas sei que não é nada excepcional), mas a qualidade dela deixa mesmo a desejar, independente de nossa vontade e gosto.
    Um grande abraço,
    Armando.

    ResponderExcluir
  4. Ai ai Armando, dizer que a Amy é ruim, pelo amor de Deus né! Não devemos comparar os artistas, dizer que fulano é melhor que ciclano. Apenas existe gosto musical. Se vc prefere outros intérpretes, tudo bem. Mas não diga que a Amy é ruim! Álbuns bem produzidos, excelentes músicos e letras e melodias cantadas com ALMA! E a voz da Amy (não digo ultimamente, afetada pelas drogas) era Maravilhosa. Veja vídeos dela no início da carreira. ela foi super exaltada pela mídia, mas é o que acontece com artistas estrangeiros. Artistas Brasileiros são ótimos, mas não tem a mesma oportunidade. Fato.

    ResponderExcluir