terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cadelinha Yorkshire Morre Com Vestes de Agressão

"Acidentes acontecem, mas como foi de uma maneira cruel, a gente ficou chateado"

Mia, a linda cadelinha da foto ,morreu de parada respiratória, cardíaca, edema e sangramento na região do crânio,conforme laudo veterinário. Os donos do animal registraram um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.A frase acima me chamou atenção,por ter sido dita por Bruno Mazeiro, de 22 anos e o dono da cadelinha há seis anos. Fiquei refletindo sobre a frase e lembrei-me do filósofo francês René Descartes, que argumentava, que como os animais não tinham almas e não pensavam, não sentiam dor, sendo assim aceitável alguns tipos de maus-tratos .
É comum o mau trato de animais e abandono dos mesmos, sempre com algum tipo de argumento e/ou justificativa.
O funcionário do Pet Shop alegou que sentiu-se ameaçado pela cachorrinha e que por isso bateu na cabeça dela com uma rascadeira( instrumento utilizado para pentear pêlo de animais).Vale lembrar, que Mia tinha menos de 30 centímetros e pesava 1,5 kg. O que ele faria com um cachorro de grande porte, Doberman,Pastor Alemão, Cane Corso,O Boxer, Dog Alemão, S.Bernardo, Fila Brasileiro e o Galgo ? Não é bom nem pensar! Luciano Mafra, diretor do pet shop, afirmou que o funcionário trabalhava com eles há mais de um ano,que foi demitido e que para  compensar o cliente pela perda, o pet shop deu outro cachorro da mesma raça para Bruno e a noiva, além do enxoval, as vacinas e alimentação. É...realmente o sentimento que leva as pessoas a adotarem um animal, não é o mesmo que move a adoção de crianças. Nenhum  pai ou mãe, aceitaria este tipo de compensação.
Os bichinhos crescem ao lado dos donos, servem de instrumentos fisioterauticos, são  companheiros, protegem os lares e ao morrerem tornam-se objetos de fácil substituição.
Lastimável que alguns pensem assim. Para estes, trago o argumento do filósofo
Jean-Jacques Rousseau, citado no prefácio do seu Discursos sobre a Desigualdade  :
"os seres humanos são animais, embora ninguém "exima-se de intelecto e liberdade"Entretanto, como animais são seres sencientes "eles deveriam também participar do direito natural e que o homem é responsável no cumprimento de alguns deveres deles, especificamente "um tem o direito de não ser desnecessariamente maltratado pelo outro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário