sábado, 17 de setembro de 2011

Marcas Que Tornaram-se Fardamento do Produto

Na década de 30, a Johnson &Johnson lançou o primeiro absorvente íntimo descartável: o Modess. Em 1933, o produto passou a ser importado dos EUA para o Brasil, que começou a fabricá-lo em 1945.
A imagem mostra a primeira propaganda do modess no Brasil, que acabou virando sinônimo de absorvente íntimo feminino.
Quando as Marcas são boas  elas vestem os produtos com peças de qualidades e tornaram-se o nome do produto.
A história da publicidade, nos mostra que  algumas marcas ultrapassaram a barreira do tempo através do seu produto.Quando o produto lançado no mercado, torna-se vinculado a marca, na cabeça do consumidor, o lucro é absoluto, a concorrência fica difícil.
No nosso dia a dia, adquirimos produtos que foram consumidos pelas gerações passadas e que muitos da nova geração o adquirem, citando o nome da marca.
Nem sempre o consumidor avalia se a popularidade da marca e o custo do produto é condizente com a qualidade do mesmo. Ao consumirem o produto com fidelidade, tornam-se instrumentos involuntários do marketing, numa teia difícil de ser desmembrada.
Vale lembrar,que todos nós já fomos vítimas da "pegadinha".
Vejamos algumas marcas, que são confundidas continuamente,por milhares de  pessoas com o produto :
 1. Ninguém diz Chinelo de Dedos e sim Havaianas
Quem está  antenado com o universo da moda, sabe que as havaianas tornaram-se acessórios indispensáveis para as mulheres e homens de todas as idades.As mulheres(donas de casa ou celebridades) principal público consumidor, adquirem a sandália, não só pelo conforto, mas pelos modelos variados, cores e delicadeza.sejam elas donase transforma suas criações em modelos que se tornam acessórios indispensáveis para mulheres cheias de personalidade. Sem deixar de lado a irreverência da marca, estes modelos são originais, delicados e, claro, super femininos.
As rasteirinhas tornaram-se componentes dos looks de muitas universitárias, que chegam a colecionarem os mais variados modelos, para combinar com os jeans, shorts, saias curtas ou longas, vestidinhos e pantalonas. Quem gosta da peça, dá o toque de descontração e elegância de acordo com o estilo.
Mas...estou aqui pra falar da "Marca" Havaiana, que tornou-se tão forte no mundo inteiro, que as pessoas ao referirem-se a um chinelo de dedos, pronunciam o nome da marca " Havaianas".

 

 2.Não colocamos na lista de compras do supermercado, 
Amido de Milho e sim Maizena

 Primeira embalagem de Leite Moça lançada no Brasil


 3. Adoramos Leite Condensado...Mas na hora de colocarmos no fogo pra fazer um delicioso brigadeiro, dizemos: Passa o Leite Moça
.
4.A Lâmina de Barbear, sempre foi chamada de Gillette
 5 - As donas de casa orientam a limpeza doméstica e das hortaliças com  Q.Boa, mas na verdade é a água sanitária, o produto ao qual elas se referem


6 - A marca Brahma continua sendo referência ilustrativa de outras marcas de cerveja

7 - O nutritivo,vitaminado e delicioso cereal matinal à base de milho, que agrada tantas crianças na hora do lanche é confundido com o nome da marca Sucrilhos





8 - Muita gente diz: " põe Pomarola no molho da carne  ou na lazanha " e muitas vezes o molho de tomate é de outra marca.
 
9 -  O Macarrão Instantâneo é  conhecido pelo nome da marca Miojo


10A Prestobarba tortou-se sinônimo de Aparelho de Barbear
11 - As marcas Pirex e Colorex aposentaram-se e continuam ainda, falando colorex quando se referem a uma forma refratária 


12 - Quem utiliza o fermento químico ou biológico para fazer bolos, geralmente o solicita como Pó Royal
13 - O biscoito  água e sal é costumeiramente chamado Cream Cracker


14 - Qual de nós na infância não tomou Q.Suco
Mas, ainda hoje muitos se referem ao envelopes de refresco em pó, pela marca Q.Suco
 15 - O Modess virou sinônimo de Absorvente Íntimo.Já ouvi muitas mulheres dizendo: " menstruei, você tem um Modess que me arranje" ou no supermercado pedirem para pegar o Modess na prateleira

  16 - O grupo Danone presente em mais de 120 países, conhecido pelos seus produtos lácteos, especialmente pelos iogurtes,possue uma marca tão forte, que as crianças quando querem um iogurte, pedem pra mãe comprar Danone
XEROX  é o nome da empresa fornecedora da máquina de fotocópia.
Este é um dos maiores exemplos da força da marca.




17 -  Mascar chiclets é hábito comum...na verdade mascamos goma de mascar,
chiclets é marca

19 - Quando alguém quer uma caneta compactor,a caneta BIC  do Brasil é sempre citada
20 - O Solvente usado pelos profissionais de construção, para diluição de tintas e vernizes sintéticos é solicitado pelos pintores na lista de material de construção,
pela marca Agua Raz


21 - Quando precisam de  curativo  para ferimento solicitam Band-Aid

22 - O bloqueador solar é sempre confundido com a marca Sundown
 

23 - Quando queremos colar alguma coisa ou embrulhar presentes, solicitamos o Durex que é o fabricante e não a fita adesiva
24 - Yakult é uma empresa multinacional japonesa de produtos alimentícios. Seu principal produto é o leite fermentado, muito consumido em todo mundo. Quando vamos ao supermercado comprar leite fermentado Yakult é o nome que nos vem a cabeça
25 - Para as dores e febre das crianças, as mães pedem para a Farmácia , Tylenol ao invés de Paracetamol


Gostaram da pesquisa ? Que tal apontarem algumas marcas que não estão aqui, pra aumentarmos a lista?!

2 comentários:

  1. nao sabia que xerox era o nome de uma empresa de fotocopias, como as imagens publicitarias estao ligadas eim aos produtos

    ResponderExcluir