terça-feira, 13 de setembro de 2011

MÍDIAS OLHARES PLURAIS


Hoje me adicionaram há um novo grupo do Facebook chamado " Viva Sem Mídia ". Nele, a jornalista Fátima Bandeira argumenta : "por dever de ofício, li todos os jornais locais e nacionais, já ouvi dois noticiários de rádio e assisti a dois telejornais, e a única conclusão a que cheguei me confirma: é melhor viver sem mídia."
De imediato,lembrei-me da entrevista dada por Marcelo Castillo ,para a Carta Maior. Nela, o presidente do Colégio de jornalistas do Chile, analisa a situação da imprensa em seu país, fala da importância da liberdade de imprensa e termina a entrevista dizendo :
"Mas já é hora de podermos reconhecer nossas diferenças sem nos odiarmos, sem querer destruirmos uns aos outros. Sem ofensas. Com argumentos."
Muitos profissionais da área e pessoas adicionadas ao grupo VIVA  SEM MÍDIA
questionaram o artigo que exponho aqui, e por considerar a mídia, ferramenta hiper importante para captação e divulgação de noticias, trago para vocês  para ampliar a discussão .
VIVA  SEM MÍDIA
Hoje, por dever de ofício, li todos os jornais locais e nacionais, já ouvi dois noticiários de rádio e assisti a dois telejornais, e a única conclusão a que cheguei me confirma: é melhor viver sem mídia.
A agenda da mídia é tão negativa que parece que vivi o fim de semana num País e acordei na segunda-feira, em outro. No fim de semana vi praças, praias, parques, restaurantes, estádios, clubes, áreas de lazer de condomínios, abastados e populares, e outros locais públicos ou privados, lotados de gente que conversava, caminhava, nadava, se alimentava, se divertia, enfim, vivia.
Quando terminei meu roteiro de imprensa só vi notícia ruim na economia, na política, na cidades, no caderno regional, até nas colunas sociais. Aí pensei, ou sou esquizofrênica, ou o povo é esquizofrênico ou a mídia é esquizofrênica.
O Brasil cresceu 7,5% em 2010, o nível de emprego bateu novo recorde, quase 30 milhões de pessoas saíram da miséria, os índices de analfabetismo caíram fragorosamente, foram criadas várias universidades públicas e inúmeras escolas profissionalizantes, a taxa de juros baixou, o crédito aumentou, são distribuídos milhares de remédios gratuitamente, aumentou a oferta de leitos hospitalares, a corrupção etá sendo combatida como nunca, a inflação está sob controle, estão em andamento inúmeras obras de infraestrutura, já somos quase autossuficientes em petróleo, enfim são muito os avanços, econômicos, políticos e sociais.
Temos ainda muitos problemas, na área da segurança, no ordenamento das grandes cidades, na atenção básica de saúde,, no combate às drogas, mas inegavelmente, o Brasil mudou e continua mudando para melhor.
Mas quando vejo o noticiário, parece que vivemos o caos. Não há autoestima que sobreviva.
Não precisa ser alienado para ser feliz, mas com essa mídia, não dá.                          
Postado por Fátima Bandeira às 05:16 -13/09/2011

Um comentário:

  1. Querida Lila,
    Em se tratando da mídia televisiva e de revistas e jornais impressos, creio que a articulista está coberta de razão. Talvez para não discutir os assuntos importantes, a mídia está repleta de besteiras e matérias de violência, tornando um exercício de sadomasoquismo acompanhá-la.
    Creio que a Internet oferece boas opções (embora pouco conhecidas ou usadas pela maioria), especialmente blogs inteligentes como o seu, o de Nassif, o de Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), entre outros.
    Beijo grande,
    Armando.

    ResponderExcluir