sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Novo Código Florestal Com Vestes Descartáveis


Arnaldo Antunes aderiu a Campanha Floresta Faz a Diferença
A Campanha FLORESTA FAZ A DIFERENÇA veste  o cineasta Fernando Meirelles com fino traje.Meirelles,mobiliza a classe artística para tentar convencer o Senado a desistir de aprovar as alterações do Código Florestal.Os vídeos foram lançados oficialmente no dia 18 de outubro(terça-feira) e como o  Que Roupa Vestirei sempre veste a camisa de boas e bem intencionadas ações e despe as mal intencionadas, traz para os leitores do QRV os depoimentos dos artistas envolvidos na Campanha.
Vários artistas, celebridades e especialistas em meio ambiente gravaram depoimentos ,doaram seus rostos e sua imagem pública, para que a Campanha tome corpo e movimento,entre eles :  Gilberto Gil, Arnaldo Antunes,Rodrigo Santoro,Gisele Bündchen, Wagner Moura, Lenine, Paulo Tatit, Carlinhos Brow,Fernanda Torres ,Angelo Antonio,Vanessa da Matta,Bruna Lombardi, Carlos Alberto Ricelli, Denise Fraga , Alice Braga e José Eli da Veiga, professor da Universidade de São Paulo.
O projeto da Campanha foi realizado em apoio  ao Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, reunindo mais de 150 organizações da sociedade civil que são contra o PLC 30/2011, aprovado pela Câmara dos Deputados.
Pelo novo código, cujo texto foi redigido por Aldo Rebelo (PCdoB-SP), prevê anistia para todos os que desmataram áreas de preservação,até junho de 2008 e a manutenção de atividades agrícolas nas áreas de preservação permanente (APPs) já ocupadas, permitindo legalmente o avanço de culturas e pastagens sobre áreas, como topos de morros e entornos de rios, protegidas pelo código antigo.
Mario Mantovani, diretor de mobilização do SOS Mata Atlântica, outra ONG envolvida na campanha, afirma que  "Essas alterações no Código querem acabar com a função social da terra. O bom é que agora a sociedade está alerta e entende que isso não é uma briga apenas entre ambientalistas e ruralistas, pois com a aprovação desse projeto todo mundo sairá perdendo".
Mais de 25 depoimentos foram produzidos por câmeras pessoais, webcams e celulares , Meireles queria que as mensagens fossem diretas e objetivas, sem roteiro"Ao invés de locar um estúdio com luzes e maquiador, tivemos a ideia de cada um gravar com sua própria câmera e sem roteiro algum", afirmou Fernando Meirelles. O diretor de Cidade de Deus,O jardineiro Fiel e Ensaio Sobre a Cegueira,nos dá agora,mostra da sua competência como arquiteto,numa  edificação com tijolos de qualidade.
É indigno,desrespeitoso e traiçoeiro ,um Senador  votar a favor de um projeto que anistia criminosos e acarinha outros tantos que queiram adentrar nas nossas matas e exterminar as nossas florestas. Mataram o ditador líbio Muamar  Kadafi. No mundo inteiro, muitos se manifestaram felizes, com a partida desse sanguinário,que tirou a vida de tanta gente. E os que exterminaram as nossas florestas, provocaram as queimadas,mataram milhares de trabalhadores, usaram a mão de obra infantil ,poluiram os nossos rios e água que bebemos,provocaram  mortes por contaminação, não são também sanguinários?! Não há como entender a absolvição desses criminosos ! Se as nossas florestas falecem,o meio ambiente padece e o povo também adoece.A floresta é matriarca que tudo doa e nada pede em troca.E como toda mãe,precisa estar viva ,para exercer o direito de oxigenar e melhorar a vida dos seus filhos.Proteger a Floresta é dever de todos e não somente de ambientalistas e políticos,desprotegê-la é provocar uma catástrofe geográfica irreversível é contribuir para uma tragédia histórica sem proporção.


Fernanda Torres aderiu à Campanha  Floresta Faz a Diferença
A partir de hoje ,21 de outubro(sexta-feira),o site  http://www.florestafazadiferenca.org.br/  estará expondo todos os depoimentos e abrindo espaço para  todo e qualquer cidadão mostrar sua fala e direcionar uma mensagem pessoal, ao Senador em que confiou seu voto.
O publicitário Raul Cruz Lima,  responsável pela idealização das peças, junto com Percival Caropreso afirma que todos os depoimentos serão encaminhados aos políticos, através da  caixa de e-mail.



Wagner Moura  aderiu à Campanha Floresta Faz a Diferença
Peço à todos os leitores e/ou seguidores do blog QRV que fiquem atentos aos depoimentos, todos serão mostrados aqui objetivando não convencê-los, mas levá-los a compreensão do quanto vale a pena, lutarmos à favor do nosso maior patrimônio, que é a floresta.

 Muitos já aderiram à Campanha contra mudanças no Código Florestal  e você?!  
Assim como todos os que se mobilizam contra o Novo Código Florestal, eu, Lila Dourado, historiadora, mãe e cidadã também sou contra. Votei esperançosa nas últimas eleições, para eleger um político ,que me representasse  de forma digna no Senado.Por isso,me causa revolta vê-lo reunido a tantos outros em defesa de um Novo Código, que de novo não tem nada. Vamos despí-lo dessa "nova roupagem" e lutar para que o mesmo tenha vestes de qualidade.
Se você também está indignado(a), compartilhe a idéia, cole o link http://queroupavestirei.blogspot.com/2011/10/novo-codigo-florestal-com-vestes.html no Twitter,Facebook,orkut e outras mídias.
Deixe aqui seu recado, para ampliarmos a discussão .
Podemos e devemos como cidadãos,ser agentes multiplicadores de boas ações !


 Foto: Edinho P. Schaffer
O ar que você respira podia ser melhor se tivesse florestas por perto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário