quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dian Fossey, homenageada pelo Google no 82º aniversário


Dian Fossey  zoóloga americana que estudou a vida e o comportamento de gorilas na África ao longo de mais de 20 anos,entre as décadas de 1960 e 1980, completaria nesta quinta-feira 82 anos. A primatologista e naturalista ficou conhecida no mundo científico ao pesquisar e estudar os gorilas das montanhas ameaçados de extinção em Ruanda.



Google celebra aniversário de 82 anos de Dian Fossey, homenagendo-a com um Doodle recheado de gorilas.

Dian contou sua história no livro “Gorilas in the Mist” (Gorilas na Bruma, na versão brasileira) em 1983. O livro foi adaptado para um filme estrelando Sigourney Weaver em 1988.Durante seus anos entre os animais ela lutou para proteger os gorilas de caçadores, zoológicos e oficiais do governo que pretendiam converter o habitat para a criação de fazendas. Ela não apenas utilizava a mídia seu favor como também destruía as armadilhas dos caçadores. Infelizmente ela foi encontrada morta, presumivelmente por caçadores de gorilas. Ninguém até o presente foi responsabilizado pelo crime.Porém o trabalho de Dian Fossey continua através da fundação Dian Fossey Gorilla Fund International e hoje protege mais espécies de gorila em diversas regiões. [BioWikipedia]






Cartaz do filme Gorillas in the mist (Foto: Divulgação/Pantip)











A luta de Dian Fossey foi vivida no cinema pela premiada atriz norte-americana Sigourney Weaver. O drama, dirigido por Michael Apted, remonta os anos em que se dedicou à preservação dos gorilas da montanha, ameaçados de extinção pela caça indiscriminada.O filme foi indicado a cinco categorias do Oscar, e Sigourney Weaver recebeu o Globo de Ouro em 1989 como melhor atriz de cinema - drama por seu trabalho.


História de Dian Fossey e dos gorilas da montanha virou filme (Foto: Reprodução/Stargazete)

No filme biográfico, Fossey usa todos os meios possíveis para protegê-los, mas a causa se tornou uma obssessão que nem mesmo Bob Campbell, fotógrafo com quem se envolveu, consegue fazê-la desistir
Dian Fossey nasceu em 16 de janeiro de 1932 em São Francisco, na Califórnia. Ela teve uma infância difícil: filha única de George e Kitty Fossey, ela teve um pai que bebia muito - o que provocou o divórcio dos pais quando Dian tinha apenas três anos. Ela pouco o viu nos anos seguintes. Aos cinco anos, a menina passou a ter um padrasto quando a mãe casou com Richard Price. Ele, no entanto, não tratava bem a garota. Quando ela ingressou na faculdade, pouco foi investido pela família em sua educação.
Ela estudou terapia ocupacional e encontrou um emprego na área. Apesar de gostar da profissão - que a fazia ter contato com crianças com deficiência de maneira que outros profissionais não conseguiam, Dian Fossey tinha o desejo de ver mais do mundo. Ela, então, juntou os lucros que obteve ao longo de três anos para financiar uma viagem à África. Seu principal interesse estava nas escavações na Garganta de Olduvai, no leste da África, e os vulcões nas montanhas Virunga, também na África oriental.
A zoóloga passou boa parte da vida no continente africano, para onde foi em 1963. Ela observou os hábitos dos gorilas ao longo de quase duas décadas até ser assassinada em Ruanda em 26 de dezembro de 1985 - em um crime que continua sem solução. Dian Fossey é a autora do livro autobiográfico Gorillas in the Mist (1983), que foi adaptado para o cinema no filme Nas Montanhas dos Gorilas (Gorilas na Bruma, em Portugal) que conta com Sigourney Weaver no papel da primatologista. O filme foi indicado a cinco categorias do Oscar, e Sigourney Weaver recebeu o Globo de Ouro em 1989 como melhor atriz de cinema - drama por seu trabalho.


fontes: Fundação Dian Fossey Gorilla Fund International

Nenhum comentário:

Postar um comentário