quarta-feira, 3 de março de 2010

Nelson Mandela Vestiu-se de Coragem e usou o Colar da Liberdade

Nelson Mandela e Winnie Mandela, sempre juntos na Luta contra o Apartheid e nos Movimentos de Libertação da África do Sul.

" Apenas os homens livres podem negociar. os prisioneiros não fazem contratos.(...)A liberdade de vocês e a minha não podem ser separadas. Eu voltarei."
Com estas palavras, Nelson Mandela fala com determinação ao povo africano,na prisão de Pollsmoor em 1985. Nelson Mandela, ideólogo e ativista dos principais movimentos de resistência do APARTHEID e um dos principais líderes negros na História pela Libertação da África do Sul.
Na década de 60 a descolonização da África Portuguesa apresentou características violentas. A Revolução dos Cravos, em 1974, que depôs o ditador Antônio Salazar em portugal, favoreceu os movimentos de libertação que ocorriam paralelarmente na África. O novo governo negociou com os movimentos de guerrilha através do Acordo de Alvor, a Independência. A Africa do Sul , país rico(população de pobreza extrema) possuidor de grande parte das reservas minerais do mundo, institucionalizou em 1948 o Apartheid, violentando a maioria da população negra do país. A separação entre negros(70% da população) e os brancosorigem inglesa e holandesa) ocorria desde o período colonial. O regime racista da África do Sul,provocava a revolta internacional e eram constantes as denúncias na ONU. Em 1945 o salário do negro chega a representar 25% do que era pago ao branco pela execução da mesma tarefa, e em 1970 os negros só recebiam17% do valor dos salários dos brancos. O Congresso Nacional Africano, liderado por Nelson Mandela, realiza em 1960uma grande manifestação contra a Lei do Passe, sendo violentamente reprimida, 67 manifestantes foram mortos e Nelson Mandela preso e condenado à prisão perpétua. Winnie Mandela, companheira de Nelson Mandela, ficou sob prisão domiciliar.Mas, a prisão a transformou na grande líder de resitência negra. "Quando eles me mandam para o desterro, não me consideram um indivíduo. Imaginam que, junto comigo, também podem reunir idéias politicas...Não me poderiam prestar maior homenagem." "Entretanto a decisão de combater, a ânsia de liberdade já era tão forte no coração dos nossos filhos, que eles estavam dispostos a enfrentar armas com pedras. Quando as pessoas querem quebrar as correntes da opressão, então nada mais as detém." Estas palavras fazem parte do pronunciamento de Winnie Mandela, quando a juventude negra organizou o Levante de Soweto,em 1976, a mais grave crise da nação, contra o regime do Apartheid. Em 1990, a CNA é legalizada e Nelson Mandela, depois de 27 anos na prisão é colocado em liberdade.Recebe homenagens do povo africano e chega a receber o prêmio Nobel da Paz. Em 1993, brancos e negros vão as urnas, elegendo Nelson Mandela presidente da África do Sul, sendo empossado em 1994. Podemos observar que ao longo da História,a miséria social sempre foi presa fácil nas mão dos dominadores,mas que com a ação de líderes políticos como Nelson e Winnie Mandela, sempre haverá brechas "pra o dia nascer feliz" como dizia o Cazuza ! 

( trechos do livro...HISTÓRIA - da Opressão a Liberdade - Lila Dourado )


Nenhum comentário:

Postar um comentário