domingo, 2 de maio de 2010

A Política como a melhor Veste e o Amor como melhor Agasalho!

Foto que mais ama tirada durante a Campanha
Seria óbvio dizer que o preconceito ainda existe, mas realmente o papel desempenhado por uma parlamentar,vai bem mais além, que o exercido pelo político do sexo masculino.
Isso não é impecilho, para mulheres como Marina Silva, Dilma Rosset, Manuela Davila e muitas outras que optaram pela carreira política,como forma de continuarem lutando pela igualdade de direitos e condições de vida digna pra todos.
Neste mês de maio, mês das mães, irei homenagear as mulheres com matérias, textos, entrevistas, fotos e vídeos .Algumas das mulheres que irei expor aqui,são mães, outras são filhas maravilhosas,que reconhecem o difícil desempenho do papel de mãe e por isso são gratas e retribuem com afeto.Muitas outras protelam o desejo da maternidade por um desejo maior, o de ajudar ao próximo e de colaborar com a luta pela igualdade de direitos.
Pra começar... escolhi a linda e determinada deputada Manuela Davila !
Por que a escolhi pra ser a primeira?!
Bem...se não bastasse o desempenho como parlamentar, seu histórico de participação política desde o período estudantil e depois enquanto dirigente da UNE,vale o seu real interesse em mudar a face da política nacional.
Manuela é filha deste país , sonha em ser Mãe , mas ainda é cedo,tem apenas 28 anos e enquanto protela este sonho, segue tecendo uma manta com projetos políticos-sociais pra abrigar os filhos da Pátria Mãe Gentil.Como uma boa filha que é e como irmã de tantas outras Mulheres .
Sua mãe de fato e de direito, não a conduziu a passarela política ,mas alimentou-a com amor suficiente, para que seus passos fossem firmes e determinados.
A jovem Manuela começou sua luta na União da Juventude Socialista , seguindo como militante e dirigente política na UNE , combatendo o neoliberalismo.Afastou-se da UNE em 2004 ,quando elegeu-se vereadora ,por acreditar na importância da autonomia estudantil sem partidarismo.
Que Roupa Vestirei a escolheu por tudo que foi dito e por saber que é semente de fruto bom e que poderá gerar novos frutos...melhores ainda !
Confira um pouco mais sobre esta jovem de 28 anos ,que não dispensa a praticidade do jeans , aprecia uma boa música,arrisca uns passos no samba, acolhe as palavras de Benedetti
, gosta da companhia dos amigos,adora crianças e não dispensa o carinho da Mãe!


Discursando ao receber o prêmio de melhor parlamentar, segundo os internautas

QRV-Quando despertou em você a paixão pela política e quando resolveu
vestir-se com a mesma?

MD-Ainda na Universidade, quando cursava jornalismo na PUC-RS e Ciências Sociais na UFRGS. Foi combatendo o sucateamento da Universidade pública e contra a manipulação do DCE da PUC que conheci a União da Juventude Socialista e me identifiquei com as idéias de mudança para o país. Posso dizer que há onze anos vesti a camiseta da UJS e logo em seguida a do PCdoB, meu partido.
Começando a fazer política em 1999( camiseta amarela), nos tempos da UJS (camiseta rosa),como militante da UNE( camiseta vermelha),em 2001 pelo Forun Social Mundial na Argélia .

QRV- O que você acha das alianças usadas, no ritual do casamento entre os partidos?

MD- Esta é uma pergunta muito boa. Existem alianças que são feitas a partir de uma identidade programática, dentro de uma lógica de ação comum, mas existem outras que tem outras motivações, muito distantes do interesse do nosso povo.


QRV- Qual a visão que tinha da Câmara Federal, antes de ser parte da
Casa e qual a visão que tem hoje?

MD- Eu tinha uma visão bem mais simplificada do cotidiano e do papel da Câmara. Posso dizer que aqui conheci muitos quadros da política nacional, e também vi como nosso processo de elaboração legislativa pode ser influenciado pela sociedade. Muitas vezes a imprensa destaca
apenas os desvios e irregularidades, mas aqui também temos debates importantes, muitos deles fundamentais para a nossa vida.


QRV- Você se considera bem agasalhada, pra enfrentar o Clima que vem por aí ?

MD- Hahaha! Sim, tanto pessoalmente, quanto do ponto de vista político.


QRV- Quais livros mantém como acessórios de cabeceira ?

MD- Muitos, muitos. Se fosse para elencar algum, destacaria todos os do Benedetti


QRV- Se você pudesse dar uma repaginada na Política Nacional, por onde começaria?

MD- Com uma Reforma Política que trouxesse mais participação do eleitor, e também o financiamento público das campanhas.

QRV- Se fosse reescrever a História do Brasil, que capítulo mudaria?
MD- Todos os momentos em que o povo brasileiro teve seus direitosnegligenciados, sua liberdade reprimida e toda e qualquer forma de contestação proibida.

QRV- No Senado Federal, quem merece ganhar uma LUPA de presente e pra
quem daria um OSCAR?
MD- Eu daria um Oscar para o senador Inacio Arruda e uma lupa para a oposição que insiste em não enxergar como o Brasil mudou nos últimos anos.


QRV-.Por que apesar dos avanços e conquistas, é ainda,insignificante o
número de mulheres nos cargos eletivos?

MD- O número tem subido a cada eleição, mas sem uma reforma política que aprofunde a participação, as mulheres ainda tem que enfrentar o caciquismo nos partidos. Onde não existe isso, como no caso do PCdoB, as mulheres tem uma participação equilibrada.

QRV-.Quem você convidaria pra dançar um tango e quem você deixaria no
banco de reservas?
MD- Pode ser um samba? Sambaria com nosso povo feliz e deixaria nossa elite brasileira anti-povo no banco.

Correndo durante o desfile de 2o de setembro


Falando para os Congressistas da UJS(camisa verde),agradecendo o carinho de uma filiada do partido,discursando na UJS em Campanha contra as Drogas (blusa preta),nas ruas de Porto Alegre em Campanha(casaqueta vermelha),pronunciamento na Bienal da UNE(camiseta branca)e com o olhar na concentração onde todos gritam "Fica LULA"(camiseta verde).

QRV- A Questão do Tráfico de Drogas,que tando nos preocupa, deve ser
tratada por intelectuais e políticos ou por quem conhece efetivamente
o fenômeno?

MD- Acho que deve ser tratada por todos, a epidemia que vivemos hoje é um dos maiores desafios que temos que enfrentar.Tanto as famílias tem um papel fundamental de apoio a quem se envolve. Mas o fundamental é ser tratado como problema de saúde pública.

QRV- No geral, está satisfeita com seu mandato? Qual o maior desafio do mesmo e que projeto político gostaria de ver efetivado e não conseguiu?

MD- Sim, vejo que ainda temos um longo caminho pela frente, mas já acumulamos vitórias importantes como a nova Lei do Estágio, mas ainda não avançamos na Reforma Política.
QRV- Ser mãe atrapalha a carreira política ou está nos planos do futuro?

MD- Tenho planos de ser mãe, adoro crianças, mas por enquanto sou apenas uma tia muito coruja.



Na Campanha de 2006 pelo renovação do mandato de LULA


QRV- Você está otimista com relação as eleições presidenciais? como vê
as últimas pesquisas ?

MD- Vejo estas eleições como a possibilidade de avançarmos as mudanças, ou retomarmos o caminho das privatizações e das crises. Tenho confiança que iremos continuar no rumo do desenvolvimento.

QRV- Além do CD do músico e compositor Nando Reis, que outros adquiriu
nos últimos meses?

MD- O do filme “Amor nos tempos de cólera”

QRV- Quais as dores e as delícias em ser Mulher ?

MD- A dor é enfrentar o preconceito todos os dias. A delícia é lutar pela igualdade.



By Manuela Davila...


Minha maior paixão... A vida

Na minha bolsa não pode faltar...Celular

Ser bela é...Estar feliz com a vida

Sigo ouvindo...Chico Buarque

Twittando com...celular

Adoro Cheiro.
..de mato

Vestindo sempre...jeans

Nenhum comentário:

Postar um comentário