quinta-feira, 10 de junho de 2010

Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo




O Príncipe do Jogo Eletrônico criado por Jordan Mechner, embarcou num projeto da Walt Disney Pictures, conduzido pelo produtor  Jerry Bruckheimer,que deixou-se seduzir pelo jogo de videogame.
No geral, tanto as histórias em quadrinhos, quanto as adaptações de videogame para o cinema, me decepcionam um pouco. Fico sempre com a impressão, de que os produtores, roteiristas e diretores, deveriam fazer uma análise melhor no material trabalhado.Além das análises históricas e mitológicas equivocadas , sempre me decepciono com o desfecho final.
Como cinéfila de carteirinha, não desisto nunca e por isso, fui a estréia do Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo.
Já no início, percebi que não sairia da sala de cinema desencantada.O épico por si já me encanta  e ali a agilidade nos movimentos e plasticidade fotográfica me davam mostras que valeria a pena.
Algo de imediato,  ficava claro pra mim, Jake Gyllenhaal,  saradíssimo e lindo nos seus 29 anos, por mais que corresse, saltasse, escalasse paredes e lutasse vezes como um "ninja" não iria me convencer como protagonista e/ou herói.
O doce Jake Gyllenhaal,um dos protagonistas de O Segredo de Brokeback Mountain, passa uma fragilidade e doçura no olhar que `as vezes, o tornava mais frágil que a amada e misteriosa princesa Tamina, vivida por Gemma Arterton. Bem...o Filme  consegue ser ao mesmo tempo, romântico, cheio de ações pirotécnicas e levar ainda, ao público infanto-juvenil lições de moral, esquecida por muitos. Como as que Dastan recebeu Shahrman, rei e  pai adotivo.A importância dos elos familiares, da emoção antecedendo  o raciocínio lógico, a necessidade da ética e humanismo nas mãos de quem conduz o poder e mais ainda, a importância de lutar pelos sonhos, sempre movido de espírito humanitário e aliado das pessoas amadas. 
Mike Newell,68 anos (Harry Potter e o Cálice de Fogo e do Amor em Tempos de Cólera) ao aceitar a direção do filme com orçamento milionário(200milhões) sabia bem o estava pra vir .
O Filme é ambientado numa Pérsia mística. A história procura ser homônima ao game. Dastan( Jake Gyllenhaal) menino pobre adotado por Shahrman, soberano da Persia, por quem sempre nutriu grande amor, torna-se príncipe e é acusado de matar o próprio pai. O Príncipe guerreiro une-se à princesa Tamina(Gemma Arteton,24) para provar sua inocência ,mostrar aos irmãos que o tio Nizam(Ben Kingsley) é um vilão e armou o assassinato do irmão, para se apoderar do reino .O príncipe Dastan e a princesa, Tamira enfrentam perseguições, as agruras do tempo e do deserto, lutando para proteger uma antiga adaga capaz de libertar as areias do tempo. A adaga é um presente dos deuses, que precisa ser protegida, para impedir que cruel Nizam tenha o controle do mundo.
O Filme apesar das configurações ou metáforas equivocadas ,como ao iniciar com Dastam invadindo a Cidade Sagrada numa alusão a Guerra do Iraque, tem movimentação rápida, pra não distanciar-se dos games.A garotada adora quando o príncipe luta heroicamente saltando os telhados e as paredes como num bailado orquestrado .
Jordan Merchner,45 , criou o jogo eletrônico 1987,para  os usuários dos computadores Apple 2 divertirem-se.Segundo ele"gravava imagens do meu irmão de roupa branca e espada na mão e reproduzia os movimentos no jogo." Em consequência, a novidade contribui para o avanço da animação e o Príncipe tornou-se sucesso.Em 2003, ao lançar o primeiro jogo da série de 4 capítulos"Areias do Tempo"(no qual o filme foi baseado) já era sucesso absoluto. Mechner escreveu o roteiro para a daptação e ao apresentar ao produtor Bruckheimer, firmava ali uma parceria que não só daria certo, mas garantiria o retorno do investimento milionário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário