sábado, 10 de julho de 2010

Sakineh Mohammadi Ashtiani

 Vestes da Moralidade Machista, Teocrática e Desumana


 Ashtiani  está presa na cidade de Tabriz desde 2006, condenada por adultério.O governo do Irã revogou a princípio sua condenação à morte por apedrejamento.Não se sabe ainda, qual será a sentença aplicada.Segundo o advogado da mesma, ela pode ser executada ainda este ano, por outro método.
Ashtiani é mãe de dois filhos e já foi punida com 99 chicotadas, após ter sido considerada culpada, em maio de 2006 e detida por ter uma "relação ilícita" com dois homens.Número este, bem insignificante diante do quadro de adultério (traições) masculino. Fico pensando, se houvesse condenação com pena de morte pra os homens, será que ficaria algum vivo?!.
Sajad Ghadarzade,um dos filhos de Ashtiani, de 22 anos, tem lutado em favor da acusada ,além de negar as acusações de adultério da mãe,enviou uma carta às organizações de direitos humanos, na qual se queixava que as  máximas autoridades do país, tivessem rejeitado seus pedidos de clemência.
Além das personalidades do mundo político, como Bernard Kouchner e William Hague que se posicionaram contra a atitude do  muitas outras juntaram-se em Carta Aberta, dirigida às autoridades iranianas, solicitando a libertação de Ashtiani e para que a mesma não seja excutada por nenhumoutro  método.A ex-secretária de Estado americana Condoleezza Rice; o prêmio Nobel da Paz José Ramos Horta; e os atores Robert Redford, Colin Firth,Juliette Binoche,Emma Thompson,Robert de Niro e a estilista Katherine Hammett estão entre as celebridades, que expressam repúdio à atitude cruel e medievalista.
"O apedrejamento até a morte não é simplesmente de uma punição judicial, é um instrumento político nas mãos do regime iraniano para ameaçar as pessoas. Tem mais funções do que apenas um simples castigo para eles." 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário