terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Fotógrafos Brilhantes e as Lentes Reveladoras da História

O bom fotográfo, além de captar imagens germinadas de simbolismo,expressa-se através das mesmas,nos contando histórias. Ao fotografar, apropria-se das imagens e lhes dá corpo, movimento e cores. As fotos, manifestam-se diante de nós,das mais variadas formas e significados. Após mergulhar na história cotidiana das nossas vidas,segue como restaurador da estética humana e patrimonialista. São de fato, grandes catadores e contadores de Histórias.

Alfred Eisenstaedt ...

Muitos Olhares...Muitas Histórias !

Seu envolvimento com a máquina fotográfica,deu-se aos 14 anos. Mas, foi aos 18 anos após ser atingido na 1a Guerra Mundial que passou a dedicar-se mais intensivamente a fotografia. Seu estilo agressivo, incisivo o fez fotografar o primeiro encontro de Hitler e Mussoline. Após a subida de Hitler ao poder, mudou-se para os EUA. Fotografou o efeito da bomba atômica no Japão, a presença das tropas americanas na Coréia, as tropas americanas na Itália e o estado miserável do período pós-guerra.Entre as figuras políticas,históricas e celebridades que fotografou destacam-se: Marlene Dietrich, Marilyn Monroe, Ernest Hemingway, Sophia Loren(sua modelo preferida), George Bush, Bill Clinton(de quem era fotográfo oficial), John F. Kennedy, Albert Einstein, Winston Churchill ...Eisenstaedt além de grande fotográfo, publicou vários livros. Recebeu vários prêmios e sua obra faz parte da Coleção Permanente do Royal Photographic Society -Londres
Busco nesse painel que montei, de fotos tão distintas de Eisenstaedt, mostrar um pouco do olhar desse fotografo que capta sentimentos com Maestria!Nelas observei histórias e delas sei que muitos contos virão!Alfred Eisenstaedt (1898 - 1995) um dos maiores fotográfos do mundo é considerado o pai do fotojornalismo moderno .Não somente pelo fato de ser o fotográfo que mais publicou fotos na história, mas principalmente pela capacidade de captar a doçura da infância no meio dos conflitos de guerra, a elegância dos astros, a agressividade dos tempos de guerra e da política, a miséria social e a luxúria.


Marc Ribout...



Vera Jursys...




 Fotógrafa de coragem, rompeu com o silêncio estático da foto e buscou o resgate da vida e da história, em cada foco. Olhar as fotos da Vera é viajar no tempo, é sentir o desejo da expressão,é indignar-se e/ou extasiar-se. Vera nos faz entender a vida,através da dor,da fraqueza, do sofrimento, da alegria, da euforia, da conquistas e vitórias . Vera nos faz ver a vida como ela é: crua...real e nos leva a vontade das cores ! Vera é uma grande repórter fotográfica, uma das maiores da nossa América Latina. Há mais de 30 anos,documenta a história,como fotográfa e cidadã, prestando à todos um grande serviço,ao expor sua obra. Pela reflexão sócio-política expressa nas fotos, Vera torna-se mestra e como tal, ensina.
Vera Jursys foi colaboradora das revistas Isto É,Reportagem, Nossa América e TV Escola.Como também,dos jornais :O Estado de São Paulo, Diário Polpular e Jornal da Tarde.Contribui também como Iconógrafa, para o Centro Ecumênico de Documentação e Informação(Cedi), no Memorial da América Latina, na Revista Almanaque Brasil e Duda Mendonça Produções. Expôs seu trabalho no Museu da Imagem e do Som, no Memorial da América Latina, no Centro Cultural de São Paulo e realizou várias curadorias. Possui ainda, parte do seu trabalho em arquivo no Instituto Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo. É...posso afirmar, que a Vera é uma brilhante fotógrafa ,com muitas histórias pra nos revelar!
Shadi Ghadirian...
A Fotógrafa iraniana Shadi Ghadirian, com seu olhar crítico sobre os contraste sociais ,questões políticas e de gênero, mostra-se bem mais interessante que o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Usando sutilmente objetos do cotidiano doméstico, como: ferro de engomar,vassoura,ralador, luva, bule...envoltos em tecidos assemelhando-se ao chador(véu típico das mulheres do Irã) traz a reflexão sobre a condição da mulher iraniana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário