terça-feira, 8 de março de 2011

8 de Março -Abrindo Alas no Carnaval !


 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, é comemorado em pleno período carnavalesco.Hoje,o Que Roupa Vestirei abre o leque de homenagens e reflexões sobre a data, com Chiquinha Gonzaga.Mas, seguirá com a homenagem ao longo do mês de março.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga além de feminista e antiescravocrata, foi uma das maiores compositoras da MPB e encenou diversas peças.A homenageada Chiquinha Gonzaga, compôs mais de duas mil músicas e sempre foi uma mulher a frente do seu tempo.Achava absurdo a mulher se subjugar ao autoritarismo do pai, do marido e dos filhos homens. Ao separar-se do esposo(inaceitável para a época),Chiquinha foi expulsa de casa, passando a dar aula de piano  para sobreviver.Adorava chorinho e tornou-se a primeira Mulher pianista do gênero.Como também, a primeira compositora brasileira levada ao teatro,compondo 77 peças teatrais.
Em 1885,tornou-se  a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, função essa, exercida até hoje, quase que exclusivamente por homens.  "Ó Abre Alas" composta em  1899 e gravada por grandes intérpretes até os dias atuais é considerada a primeira música carnavalesca do Brasil.
A talentosa musicista, participou da luta pela libertação dos escravos, vendeu muitas partituras, arrecadando dinheiro para Confederação Libertadora.Em 1888, antes da Lei Áurea entrar em vigor,Chiquinha comprou a alforria de um escravo que era músico e que ela considerava talentoso.
Chiquinha Gonzaga era de fato uma mulher corajosa, movida pela paixão e pelo amor, de forma incondicional. Aos 52 anos, conheceu João Batista Fernandes Lage,um lindo adolescente de 16 anos e estudante de música.Apaixonaram-se e resolveram viver como marido e mulher.Ao ser acusada de corruptora de menores, foi ao cartório,adotou-o e foi morar com o mesmo em Portugal.A diferença de idade(36 anos), nunca os impediram de vivenciar uma das mais fortes paixões do meio artístico, que só foi assumida de fato,no dia 28 de fevereiro de 1935 com sua morte.Neste período, o país vivia sob a ditadura de Vargas. Mas,ao seu lado estava o amado que nunca a deixou e era véspera de Carnaval !
" Ó abre alas que eu quero passar...Eu sou da lira não posso negar..." assim seguiu a mestra, para compor marchinhas noutros carnavais.

Abre AlasChiquinha Gonzaga
  Ó abre alas que eu quero passar
  Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar



  Ó abre alas que eu quero passar
  Ó abre alas que eu quero passar
Rosa de ouro é que vai ganhar
Rosa de ouro é que vai ganhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário