domingo, 6 de março de 2011

" A SOLUÇÃO FINAL "

 John Galliano e Natalie Portman 
Opostos Que Não Se Atraem

John Galliano,Hitler e Natalie Portman

"Não importa o que possam dizer os mais eruditos cientistas, raça é, politicamente, não o começo da humanidade, mas o seu fim, não a origem dos povos, mas sua decadência,não o berço natural dos homens, mas sua morte artificial." 
Hannah Arendt, Filósofa Alemã

Natalie Portman, garota propaganda da Dior,cedeu pela primeira vez, a imagem do seu rosto para uma Campanha de Perfume da marca Dior, mas no momento,não quer ver sua imagem associada a de John Galliano. A premiada atriz é de origem semita e tomou essa decisão  após observar o vídeo que caiu na rede, no qual Galliano afirma:  "Amo  Hitler,gente como vocês estaria morta hoje. Suas mães, seus antepassados teriam sido fodidos pelo gás".Vendo esta declaração de amor a Hitler,principal responsável pelas atrocidades do Holocausto,Natalie Portman reagiu através do The New York Times, “Estou profundamente chocada e enojada com o vídeo dos comentários de John Galliano que vieram à tona hoje. Perante este vídeo, e como uma pessoa que tem orgulho de ser judia, eu não quero ser associada ao Sr. Galliano de nenhuma forma. Espero, pelo menos, que estes comentários terríveis nos façam refletir e agir contra esses preconceitos ainda existentes, que são o oposto de tudo que é belo".
O presidente da Dior Couture, Sidney Toledano também pronunciou-se em comunicado oficial,após ver o vídeo, afirmando   "Dior condena as palavras inaceitáveis do seu estilista, por isso o mesmo afasta-se da Casa" .Nesta Sexta-feira,04  o desfile da casa francesa de alta-costura, Christian Dior,aconteceu no Museu Rodin  em Paris,de forma nunca vista na história da moda em Paris, sem a presença de grandes estrelas de primeiro plano do jet set e sem a presença do famoso estilista.Antes do desfile, Sidney Toledano o presidente da Casa Francesa declarou condenar o nazismo "condeno com a maior firmeza em nome da Dior as declarações feitas por John Galliano em total contradição com os valores essenciais a dignidade humana,que sempre foram defendidos pela marca".Em seu discurso, Toledano - que é judeu - destacou que a  irmã de Christian Dior foi deportada para Buchenwald`, o campo de concentração nazista. Campos estes,onde morreram cerca de 6 milhões de judeus em câmaras de gás, de fome ou de doenças. O maior massacre da História, conduzido pelos nazistas fazia parte de um projeto chamado "Solução Final".No qual,os perseguidos judeus eram submetidos as mais atrozes experiências cientificas ,ainda vivos,por médicos e militares.pretendia a eliminaçõa da minorias étnicas(judeus,ciganos...)para purificação da Europa.
Hitler disse durante um  discurso em Munique em 1922 " os judeus são a mais inferior das raças, mas com um incrível instinto de autopreservação, são como parasitas: usam o poder do dinheiro e do capital internacional para se espalhar pelo mundo, infectar e destruir as raças puras"."A verdade não tem valor enquanto houver a ausência de vontade indomável de transformar essa percepção em ação!".
E é este homem, que Galliano diz amar.Há quem saia na defesa de Galliano, dizendo que o mesmo estava bêbado e drogado e não sabia o que fazia.
Até porque o mesmo já está numa clínica de desintoxição.Os que defendem Galliano, o fazem por duas razões:  porque acompanharam a trajetória do mesmo e sabem do grande estilista que ele tornou-se e vendo que a cada semana de moda em Paris, o estilista promovia quase que uma exposição de arte em cabides, e é assim que vejo o seu trabalho e outros defendem porque também são nazi-fascistas.
Mas, temos que ter cuidado com  reflexões, comentários e julgamentos sobre o episódio.Não podemos culpabilizar a bebida pelo crime de anti-semitismo.Afinal, bebida não pronuncia palavras, nem comete crimes.Sabemos porém, que sob o efeito do álcool, muitos deixam aflorar pensamentos  e emoções, guardadas a sete chaves no subconsciente da memória.Hitler ou o grande Führer por exemplos não possuia vícios, era avesso a bebidas, era vegetariano. não fumava, nem  tomava café. Seu único vício era matar as sub-raças.Por isso, ele  dizimou mais de 7,5 milhões de pessoas,nos campos de concentração.Entre as vítimas do terror nazistas estima-se que 90% eram judeus. 
É importante que se diga, que ao condenarmos a atitude preconceituosa de Galliano, não estamos em nenhum momento, apagando a importância do seu trabalho para o Mundo da Moda. Sabemos e reconhecemos que seu trabalho de estilista foi e é revolucionário.
O episódio envolvendo seu nome, a punição da Dior,a repulsa de muitos fãs no Mundo inteiro e o posicionamento de Natalie Portman me lembrou, as  querelas entre Pablo Picasso e Salvador Dalí, durante a Guerra Civil Espanhola.Enquanto Picasso, condenava a ditadura do General Francisco Franco, através das suas obras e dizia " O que vocês pensam que seja um artista? Um imbecil só de olhos, se é pintor, ou de ouvidos, se é músico, ou de coração em forma de lira, se é poeta, ou mesmo feito de músculos,quandose trata de um pugilista?Muito ao contrário, ele é ao mesmo tempo um ser político, sempre alerta aos acontecimentos tristes, alegres, violentos, aos quais reage de todas as maneiras.Não: a pintura não é feita para decorar apartamentos.É instrumento de guerra para operações de defesa e ataque contra o inimigo" Pensando assim, Picasso usou os pincéis como instrumento de Guerra e retratou em preto e branco todo o horror de homens,mulheres e crianças mutilados, de forma magistralmente trágica  em Guernica.Enquanto Dalí, outro grande talento da pintura, posiciou-se em vários momentos à favor dos regimes totalitários e achava absurdo Picasso atrelar o seu trabalho a luta política. Estamos no século XXI e sabemos,que nem o estilista, nem a atriz estão sob regimes totalitários. Mas, vejo-os como dois grandes artistas  renomados internacionalmente e por isso, detentores de grande poder de influência através da imagem e postura que construiram. Basta observar o quanto os jovens copiam atualmente as posturas vividas pelas celebridades, do mundo da moda, da música e do cinema.Alguns seguem como rebanho, sem nem perceber que o mito ao qual se espelham é de fato um personagem construído pela mídia. Se a tatuagem já é forma expressão, não será dificil imaginar muitos tatuando o símbolo da suástica no braço.  Viva Portman, que desde menina,teve a coragem de desempenhar ousados papéis, sem  nunca se deixar influenciar pelos personagens, nem permitir que o glamour e a loucura do mundo hollywoodiano quebrasse os trilhos do trem  que a conduz.Hoje, a mamãe Portman  tem uma preocupação maior, um mundo melhor e mais  humanitário para todas as raças.


Presidente da Dior,  Sidney Toledano, discursa antes do desfile,classificando de " infelizes" as palavras de Galliano e diz que a irmã de Christian Dior foi deportada para Buchenwald
 Desfile da Dior na semana de moda francesa, realizada nesta sexta-feira, 4 de março no Museu Rodin, em Paris


Final do Desfile com inovação, a equipe responsável pela coleção, vestida por jalecos brancos.,entram na passarela aplaudindo


Campos de Concentração

Os Judeus eram enviados a campos de concentração e submetidos a trabalhos forçados, muitos chegavam a morrer de subnutrição, de experiêncas medicas cruéis ou de fuzilamento e envenenamento em câmeras de gás.

sobreviventes do Campo de Auschwitz

7 comentários:

  1. O holocausto foi o episódio mais triste e devastador que um homem pode causar a sua própria raça.Temos que refletir esse capitulo pra sempre,essa perca será eterna todos que acreditam na humanidade,por que é nessa hora que vamos ser ou não humanos.Galiano é grande, mas acabou associado a algo milhoes de vezes mais relevante. Texto muito bom, parabéns Lila.

    ResponderExcluir
  2. Muito lamentáveis as atrocidades cometidas, não apenas contra os judeus. No (então chamado)Congo Belga, o rei Leopoldo II da Bélgica, meio século antes, já havia matado mais de 10 milhões e decepado mãos até de crianças que não cumpriam
    com sua cota de Borracha. Mas eram negros e pobres, e não judeus-brancos e ricos.
    Pior: um povo (o judeu) que sofreu tais atrocidades comete hoje piores contra palestinos, em massacres desmesurados. O que os governantes de Israel, legitimidados por seu povo tem feito, não é melhor (se não for pior, já que muitos sofreram na pele algo parecido) do que Hitler fez. Mas são poucos os que se escandalizam.

    Grande abraço,
    Armando.

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem, Lila. Parabéns! Permita-me compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Armando
    Adoro ver e partilhar idéias.Com você,que está sempre ampliando o leque das reflexões, nem se fala...é mais que prazer! Faça-o sempre que desejar! beijos alados

    ResponderExcluir
  5. Excelente e oportuna sua postagem, Lila. Como oportunas são sempre as manifestações lúcidas nos momentos necessários.
    Compartilho minha indignação!

    ResponderExcluir
  6. Sabe, tirando os baianos quando se dizem orgulhosos de si (pois no seu caso, teriam mesmo motivo, joviais e alegres que são), fico apreensivo sempre que alguém se ufana de ser desse ou daquele segmento. Quem há de se orgulhar de uma tradição baseada na pena de Talião? Ou da idéia de que se um povo viveu a três mil anos atrás em um lugar, tem o direito de expulsar o que lá vive e massacrá-lo? Como Israel se estabeleceu? Via terrorismo, como o caso do massacre de Deir Yassim, em que a Irgun (que tem entre seus fundadores Menahen Beguin, o mesmo lider israelense que ganhou mais tarde o premio Nobel da Paz), em que cerca de 300 pessoas, palestinas, homens, mulheres, crianças, mais os animais foram mortas e mutiladas em uma aldeia proxima a Jerusalem, em 9 de abril de 1948. Lamento, mas não dá para se orgulhar de ser judeu. Sê-lo, por escolha ou não, tudo bem, mas desse tipo de tradição belicosa e genocida, não há de que se ter orgulho. Antes, deve-se fazer uma reflexão profunda e envergonhar-se de tais líderes e da
    violência perpetrada em nome (e alicerçadas, de fato) das tradições judaicas.

    Grande abraço,
    Armando.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vc Augusto Armando, acho q "holocaustos" continuam acontecendo na Palestina e por esse mundo afora, sob os holofotes da imprenssa moderna, sob as caras de paisagem dos líderes mundiais e até do Papa.

    ResponderExcluir