segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fortaleza Sem Estilo Como as Vestes da Mãe Joaninha


A revista Veja desta semana ,traz uma reportagem vexatória para a nossa Fortaleza Bela. Escândalos administrativos, protestos por segmentos da sociedade e críticas a atual prefeita Luizianne Lins(PT) ocupam página dupla na polêmica revista.
Mas não é de hoje, que a edificação da "Casa da Mãe Joaninha", provoca críticas, preocupações ou reflexões.Em 2010, pesquisa do Datafolha apontou a atual prefeita de Fortaleza, como a mais mal avaliada do país. No mês de março, o publicitário Ricardo Alcântara escreveu um artigo com o título" A Casa da Mãe Joaninha", o qual reproduzo abaixo da versão da música Ilariê e logo a seguir o da revista Veja. Gostaria apenas de lembrar aos leitores e seguidores do blog, dos vários estados brasileiros, que a cidade de Fortaleza é litorânea , habitada por um povo hospitaleiro , com pontos históricos maravilhosos, excelente rede hoteleira, possui um grande celeiro cultural de escritores, historiadores,músicos, atores,humoristas, cantores, jornalistas,produtores e profissionais que fazem dessa cidade uma Terra de Luz. A Fortaleza de  Nossa Senhora de Assunção, tem proteção divina por ter sido a primeira cidade brasileira a libertar seus escravos, foi palco de muitas lutas políticas e estudantis em prol dos Direitos Humanos. A Fortaleza é de fato bela e como as grandes e históricas edificações ela será restaurada, com ajuda do povo e dos políticos movidos pelo compromisso das boas intenções. O povo acordou ...a cidade sem a maquiagem publicitária é a que seus filhos habitam no dia-a-dia. A capital do Ceará, tem tradição de guerreira nordestina e irá costurar novas vestes, para caminhar estilosa nas passarelas do continente brasileiro.
"Pode-se enganar a todos por algum tempo
Pode-se enganar alguns por todo o tempo
Mas não se pode enganar a todos todo o tempo..."
                                                                                              Abraham Lincoln

Ilariê da Joaninha

 Tá na hora ,tá na hora
tá na hora de saltar
pula logo desse barco
antes dele afundar
Dou um pulo vou pra frente 
se há poste vou prá traz 
sigo enrolando gente 
dessa terra que é demais
Ilari lari lari ê ô ô ô
Ilari lari lari ê ô ô ô
É a turma da Loura que vai dando seu alô
 Ilari lari lari ê ô ô ô
Ilari lari lari ê ô ô ô
Ilari lari lari ê ô ô ô
é  com minha turma
que me despeço desse horror

OBS: A composição  de Cid Guerreiro gravada pela Xuxa, alegra ainda hoje, baixinhos e altinhos. Nada tem a ver com a música da Joaninha.Mas,acostumada com o trocadilho das palavras (Fortaleza de Assunção x Fortaleza da Inundação, Fortaleza Bela x Fortaleza Dela...) ela seguiu dançando e cantando na sua versão!

A casa da mãe joaninha


De muitas habilidades se constitui a capacidade de uma liderança em administrar sua visibilidade pública de modo a preservá-la e usar da melhor maneira a força de sua presença em favor de seus objetivos políticos.Há poucas regras gerais e muito de feeling. O que se aplica a uma personalidade não se recomenda a outra e a própria circunstância impõe condições que muitas vezes exigem grande capacidade de adaptação.O êxito é obtido não apenas pela força bruta do magnetismo pessoal, mas, também, pelo uso, lapidado, do bom senso, uma correta noção de peso e medida e, claro, inteligência para simular e talento para dissimular.Na sociedade (fetichista) do espetáculo, a figura pública de um “ator” político agrega, ainda que involuntariamente, um conjunto de valores, sugere padrões de conduta. Fixa, a cada gesto, uma abrangência simbólica.É curioso observar que o mesmo ego exacerbado cuja força de expressão galvaniza prestígio popular e num determinado momento ascende, uma vez alcançada a popularidade almejada se presta a destruí-la por atos vãos.Por excesso de confiança ou mesmo uma compulsão infantil a se rebelar contra as próprias regras que determinaram o sucesso, o sujeito exacerba na exposição de suas idiossincrasias e passa a atirar nos próprios pés.Você já viu esse filme: uma liderança construída ao longo do tempo por uma competente gestualidade evaporar na volatilidade de uma mal resolvida vaidade, definitivamente comprometida por poucas palavras fora do lugar.Como o ego controla os termos da mensagem, mas não controla a impressão que ela transmite, o super-heroi fake, prisioneiro de sua própria fantasia, não se percebe o quão descolado se encontra da realidade circundante.Bem, temos aí um bom exemplo. Sob as chuvas, a cidade se dissolve como um sonrisal e afunda na buraqueira. Não há mais prazo acreditado para nenhuma das obras com as quais se comprometeu a prefeitura de Fortaleza.Enquanto isso, na avenida iluminada, a prefeita Luizianne Lins, a quem a circunstância sugere um momento de sobriedade, publiciza sua imagem nos jornais fantasiada de uma joaninha, silvestre em sua (bendita) alegria.Alegra-me saber que o brilho da juventude dela ainda não se despediu – sua mais brilhante qualidade. Mas, com a casa em desordem, joaninha, esta não é a imagem que melhor colabora para a recomposição de sua popularidade.
por Ricardo Alcântara



Luizianne Lins, do PT, é desde o ano passado a detentora do título de a prefeita mais mal avaliada do país, segundo o Datafolha. Os últimos acontecimentos mostram que ela não deve perder o trono tão cedo. Em fevereiro, a prefeita tirou uma licença médica de dez dias. Voltou no grito de Carnaval, envergando uma fantasia de joaninha, com direito a antenas e microssaia de bolinhas. Assim trajada, abriu a folia em Fortaleza, para, logo em seguida, bater asas para Salvador, onde curtiu a folia no camarote da cantora Daniela Mercury. Há duas semanas, decidiu retribuir a hospitalidade da artista contratando-a pa-ra cantar no aniversário de 285 anos da capital. No show. Luizianne novamente surpreendeu a população: escalou uma atriz para discursar em seu lugar e evitou, assim, as vaias com as quais a oposição pretendia ofuscar a apresentação da baiana. O show de Daniela Mercury custou 385. 000 reais. Pegou mal. Ó valor é maior do que a dívida da prefeitura com um dos princi¬pais fornecedores de material cirúrgi¬co da rede municipal de saúde. A falta de pagamento causou a suspensão das entregas do material na semana passada. “Ela pagou para o povo pular e beber cachaça em vez de cumprir suas obrigações com a saúde”, diz José Frota Neto, um dos credores.Não foi a primeira vez que a prefeita usou o dinheiro público para demonstrar todo o seu apreço pelos cantores baianos, presença garantida nos réveillons que ela promove em Fortaleza. Quatro dessas festas terminaram em pendengas jurídicas. Em todas, o motivo foi o mesmo: ausência de licitação e pagamentos de serviços não comprovados. Por exemplo. Luizianne decla¬rou ter pago 715000 reais de cachê a Caetano Veloso na última celebração. Alegou que o valor cobriu as passagens, as diárias e o transporte de equipamentos dos músicos que acompanhavam o cantor. O detalhe desconfortável é’ que Caetano havia feito um show solo. A VEJA, o músico acusou a prefeitura de ter pago despesas que ele não fez nem cobrou.Mesmo quando consegue comprovar suas despesas, a petista encontra problemas para justificá-las. O Tribunal de Contas do Ceará descobriu que, em 2007, ela usou o cartão corporativo pago pela prefeitura em uma loja de eletrônicos na Itália. Em 2008, Luizianne reincidiu. Mãe de um menino de 11 anos, foi flagrada passando o cartão em uma loja de brinquedos de Fortaleza. Aperreada com a repercussão do caso. requereu segredo de Justiça sobre os papeis. Sua mãe, a suplente de deputada estadual Luiza Lins, é outra fonte de problemas. Luiza não só construiu uma casa no meio de uma reserva ambiental como a está ampliando. Para não ser flagrada, pôs a obra em nome de um laranja. Só voltou atrás quando a ilegalidade foi descoberta pelo Ministério Público Federal.
Por Reinaldo Azevedo

4 comentários:

  1. Infelizmente o Povo não sabe escolher bem seus representantes. Entendo que muita gente acreditou confiou e votou nela, mais devemos votar uma vez e temos que observar e não votar pela segunda vez em uma pessoa que provou não ser capaz desde a primeira vez. Parabéns Lila pela contribuição com a sociedade através desse Post. conheci você através do Dragão Fashion e sempre acompanho seu BLOG.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Bruno
    Busco sempre me envolver emocionalmente com tudo que faço e crio.Criei esse blog e procuro sempre refletir sobre as coisas que me tocam. Como a política, a moda, a arte, o cinema e os problemas ambientais.Sou cidadã, mas trago na veia um pouquinho do sangue de educadora que me abastece e me faz feliz!
    Vi seu comentário no facebook e acho que o grande lance desse espaço é isso...a interação, a soma das idéias.
    Apareça sempre adoro!
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Sim eu errei uma vez....mas não dei a segunda chance ! No PT só votei na primeira eleição do presidente que se foi...logo depois foi a candidatura de Luiziane...já era tarde...eu estava totalmente desencantado com o discurso petista...

    ResponderExcluir
  4. A reeleição de Luizianne Lins demonstra apenas a má safra de políticos de Ceará. Tirando o Governador Cid Gomes, que aliás é um fiasco na segurança e em muitos serviços, o resto dos políticos cearenses é péssimo! Os Cearenses sabem votar, sim, o que não têm é opção. Onde está aquele poste que diziam que ia se candidatar?


    Um grande abraço,
    Armando.
    P.S.: Acho que o último estadista que tivemos no Ceará foi Virgílio Távora. Trouxe as linhas da CHESF e mesmo sem dinheiro para a execução de obras, fez o planejamento do manejo dos recursos hídricos, entre outros feitos importantes. Ainda hoje influencia o que funciona em nosso Estado. Mesmo longe da perfeição, era um visionário.

    ResponderExcluir