quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lars Von Trier dá um Soco em "Melancolia"


Durante o lançamento do filme "Melancolia" em Cannes, Lars Von Trier causou alvoroço e indignação. Polêmico ele sempre foi, mas desta vez ele revelou-se de fato um antissemita e admirador de Adolf Hitler.
Absurdo que em pleno século 21, um cineasta tenha a coragem de vir a público e dizer que é favor de um dos maiores construtores da insana estrada da "pureza racial". Estrada essa bem diferente das convencionais,nela só passavam comboios que transportavam vítimas da degenerada obsessão de um militar, que concentrava em campos de concentração homens ,mulheres e crianças judias ou de origem semita ,por considerá-los desiguais na raça. Os deficientes, homossexuais e os ciganos suscitavam também o ódio de Adolf Hitler, que usou a ciência e a tecnologia durante o maior conflito armado do século XX para a destruição em massa. Este homem, que é reconhecidamente uma das maiores vergonhas para a comunidade científica alemã, pela degenerada exploração de vítimas de campos de concentração e um dos maiores algozes da história é admirado por um cineasta, conhecido mundialmente pelo trabalho de arte e entretenimento levado à telas de cinema.Se antes, Hitler e seus seguidores financiavam a matança dos povos judeus.Não podemos colaborar com essa ideologia,   "bancando" o continuismo .Vale  lembrar, que o sangue que corre nas nossas veias  é fruto da mistura de raças, que Jesus Cristo,o maior e mais revolucionários de todos os homens da história, possui origem Judia e que Maria sua mãe, tida como santa também era Judia.As atrizes Charlotte Gainsbourg e Kirsten Dunst, ficaram boquiabertas e os olhares expressaram indignação, enquanto o cineasta dinamarquês afirmava: “Eu entendo Hitler, até simpatizo com ele” .
Durante o lançamento do seu filme Anticristo,Von Trier  mostrou-se favorável as torturas físicas e a mutilação genital e continuou impune. Desta vez, ele se superou e nós não podemos ficar calados e muito menos financiar seu ensandecimento.  Recentemente  John Galliano, foi punido pela maison Dior, sendo demitido pelo fato de ter se mostrado antissemita no calor de uma briga.O mundo inteiro manifestou-se contra o grande estilista. Lars Von Trier foi mais além, com calma e ciente do que dizia afirmou: "Durante muito tempo pensei que fosse judeu e era feliz com isso. Ai conheci Susanne Bier (a diretora dinamarquesa judia, autora de Em Um Mundo Melhor, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano) e não fiquei tão contente. Então descobri que era nazista, que minha família era alemã. O que me deu muito prazer”. Orientado pelos agentes do filme, preocupados com o investimento milionário do filme "melancolia" e diante da indignação da imprensa , Von Trier enviou à agência AFP um pedido de desculpas, dizendo estar arrependido. O conselho dirigente do Festival condenou os comentários de Lars Von Trier e declarou o cineasta como uma pessoa não bem-vinda no Festival de Cannes "é uma lástima que o evento tenha sido usado por Lars Von Trier para expressar comentários que são inaceitáveis, intoleráveis e contrários aos ideais de humanidade e generosidade que presidem sobre a existência do festival” .
Sou cinéfila mas antes de tudo sou cidadã do mundo e como tal faço aqui meu protesto. A história caminha da forma como nós a conduzimos,  os prepotentes e preconceituosos só entendem a linguagem da moeda é delas que eles dependem,tendo portando que sentirem falta da mesma,para buscarem meios mais humanitários para adquirí-las. Von Trier, tentou nos socar, mas acabou dando um soco em Melancolia e nele mesmo.  

Se o Festival de Cannes,  expulsou Lars Von Trier,porque nós não podemos nos indignar rejeitando-o pela atitude, causadora de tanta "melancolia"?  Absurdo culparmos a imprensa pela divulgação do que foi dito,a imprensa não construiu a fala de Von Trier. Quem sempre temeu a imprensa e os meios de comunicação foram os que detiveram o poder e por isso a viam como uma ameaça constante.
Diga não a melancolia causada em nós e sim a felicidade de todos!
 Lars Von Trier e Kirsten Dunst na coletiva em Cannes

 A atriz Kirsten Dunst, protagonista do filme Melancolia, teve seu rosto estampado em várias manchetes de jornais, pela expressão perplexa diante da declaração feita por Von Trier e declarou : ninguém pode dizer "brincando" que é nazista. 
Muita gente condenou a atitude do cineasta. Mas, "alguns" sairam na defesa ,dizendo que tudo não passou de brincadeirinha, que a imprensa era sensacionalista e que estava se aproveitando do caso, para gerar polêmica .Há ainda, os que cospem na cara da imprensa por divulgar a notícia.Gente, o que é isso?! O papel da imprensa não é divulgar a notícia?
Não podemos esquecer, que a imprensa teve um papel fundamental no desmonte das grandes ditaduras,inclusive no Brasil. Graças a ela, os crimes políticos e humanitários foram revelados,o combate a prática do abuso sexual contra a infância e adolescência tornou-se bandeira de luta de muitos políticos, a violência contra a mulher e a infância,passou a ser vista com mais atenção pelo legislativo e judiciário. Sei que temos profissionais no jornalismo,como em todas as outras profissões, despreparados e oportunístas.Mas, não podemos banalizar uma profissão tão importante para a manuntenção da democracia, para garantia dos direitos de informação e comunicação
.
Por isso, coloco aqui  a fala do cineasta ou a "brincadeirinha", para  vocês  poderem opinar e tirar conclusões:

"A única coisa que posso dizer é que pensei ser judeu por um longo tempo e era muito feliz em ser judeu. Então conheci [a diretora judia] Susanne Bier e, de repente, não estava mais tão feliz em ser judeu. Isso foi uma piada. Desculpem. Mas acabou que eu não era judeu. Se eu fosse judeu, seria de segunda geração, mas, seja como for, eu realmente queria ser judeu - e então descobri que era nazista porque minha família era alemã. E isso também me trouxe certo prazer. Então, o que posso dizer? Eu entendo Hitler. Acho que ele fez coisas erradas, mas posso imaginá-lo sentado em seu bunker. Eu acho que entendo o cara. Ele não era o que poderíamos chamar de um bom sujeito, mas, sim, eu o entendo bastante e simpatizo com ele. Mas esperem aí! Eu não sou a favor da Segunda Guerra Mundial. E não sou contra judeus. Nem mesmo contra Susanne Bier. Sou a favor deles, mesmo que Israel seja um pé no saco. Como escapo desta última frase? Tá bom, eu sou nazista".




    • Carlos Tenreiro
      Lila Dourado, querida, saudades! Sobre Lars von Trier, tenho por ele uma grande admiração enquanto diretor. Estava até comentando hoje com um colega de trabalho que, mesmo o que não gosto nos filmes dele (pouca coisa diga-se de passagem) ainda assim vale a pena, porque ele é ainda um dos poucos que traz uma forte e inconfundível marca autoral. Então, fico sempre de pé atrás quando essas polêmicas são geradas em torno dele. E, de fato, essa polêmica que o coloca como o "nazista" da vez, parece-me jogo de sensacionalismo. Quero então propor a leitura de um artigo a respeito e pedir que a reflexão, antes de qualquer precipitação, seja efetuada. Eis o link para o artigo (se demorar para abrir, é só aguardar um pouco que abrirá): http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2011/05/18/Lars-von-Trier-NAO-e-nazista.aspx
      E preciso ainda dizer: MELANCOLIA... TÔ DENTRO! Não vejo a hora de assistir a esse filme!
      Beijos de vestidos de carinho e luz pra ti, Lila!


    • Ricardo Schmitt trier é um belo diretor, acontece que as vezes comete esses desastres... mesmo usando o tom jocoso, faltou-lhe diplomacia. na verdade mandou mal pra caramba !!!

    • José Ronaldo Luiz
      Eu acho que o Lars sempre foi polêmico e como tal tem suas vantagens pr exemplo essa declaração dele dizer o Hitler teve suasrazões no sentido de promover o seu filme mais como ele viu que suas declarações foi de efeito muto mais polit...Ver mais


    • Carlos Tenreiro
      Pois é, Ricardo e José Ronaldo! Mas o meu grande medo é que Lars von Trier, cujos filmes são (gostem ou não deles) sempre inigualáveis num mundo onde tanta coisa cai na mesmice, seja menosprezado e "destruído" por invejosos e seus falsos moralismos com discursos toscos a sair pelas ventas dos factóides de plantão. Proponho então que esse artigo do Villaça seja espalhado aos quatro ventos e que nós façamos uma campanha contra essa hipocrisia sensacionalista que agora quer usar Lars como cobaia.


    • Ricardo Albuquerque Acho que o Carlos pinçou com muita propriedade o texto do Pablo Villaça. Concordo com todas as colocações. Valeu Carlos

    • Carlos Tenreiro Agradeço, Ricardo! E valeu pra ti também! Vamos desmontar esses discursos!

    • Aíla Sampaio Ele é polêmico e pegou pesado, mas isso não muda nada o valor dele como cineasta. O que ele fez está feito e não creio que um declaração dessa vá apagar sua história.

    • Barros Alves Eu não sou nazista, mas quem disse que não há qualquer razão no que ele disse? Hitler tinha razões que a própria razão desconhece, para parodiar o filósofo do pessimismo, Shopenhauer,conterrâneo dele. Aproveito para sugerir aos carrascos de Hitler que leiam "Os Carrascos Voluntários de Hitler", livro escrito por um historiador não-nazista.

    • Barros Alves E por falar em Nazismo, sabem senhoras e senhores, o que é isto? Ora, é o apelido do Partido Nacional SOCIALISTA Alemão. Eu disse SOCIALISTA. Igualzinho ao SOCIALISMO que tanta gente defende ainda hoje entre nós. A mesma gente que mete o pau em Hitler e esconde que o assassino socialista Stalin, em termos proporcionais, matou mais gente a sangue frio do que Hitler a sangue quente, numa guerra.

    • José Ronaldo Luiz Concordo com o Barros e dizer pior tambem é o masacre ideólogico no sentido de usarem clichês em forma de enganar as pessoas hoje em dia.

    • Inez Villaventura Quiz fazer gracinha e se deu mal....se sentiu poderoso e não teve idéia da dimensão de uma declaração babaca dessa!!!!!

    • Carol Dib Inez concordo com você, até porque considerá-lo tolinho e ingênuo é desconhecer a inteligência do mesmo. Parabéns Lila por nos trazer mais um dos seus textos maravilhosos, nos servindo de alerta e contribuindo para que as máscaras nazistas sejam expostas no facebook.

    • José Ronaldo Luiz Eu só achei ele inteligente no sentido de fazer marketing para seu filme simplesmente isso sem quere deduzir ideologicamente o seu pensamento vc amiga pode até e deve ter todo direito de pensar assim e como tambem ele pode ter usado somente pelo viés ideólogico não posso afirmar isso pois nãosou odonoda verdade eu só pude ver no sentido de promover seu filme nada mais.

    • Carlos Tenreiro Inez, muito mais "babaca" do que a declaração do Lars, é quem usa essa declaração para deturpar a história e vender factóides.

    • Jose Carlos Mororo Puro marketing, coisa de gênio. Já tô louco pra ver o filme.

    • R Hissa Hissa HLTLER nós temos aqui no Brasil ! Devido aos roubos dos corruptos morrem por ano mais de 10mil pessoas com fome,falta de : hospital, segurança e saúde publica E NINGUEM DIZ NADA!!!

    • Nirton Venancio
      A obra cinematográfica de Lars von Trier continua intocável, são filmes criativos, ousados, inovadores. Mas isso não o livra da mancada que fez com declarações absurdas de simpatia ao nazismo. Isso é um tema delicado. Usar isso como marketing é uma atitude burra, há maneiras muito mais inteligentes de "autopromoção". E seus filmes, por si, têm esse recurso. O cineasta é indiscutivelmente um dos mais talentosos na cinematografia contemporânea ("Dogville", "Dançando no escuro", que lhe deu o Palma de Ouro em 2000, "Anticristo", "Ondas do destino", e tantos outros), mas não sentir repulsa pelas suas declarações é inevitável. A mídia pode estar explorando o assunto, mas não inventou nada. Independente do que aconteceu em Cannes, com o cineasta banido do evento, e o filme sem prêmios, estou curiosissimo pra ver "Melancolia".


    • Armando Castro
      Uma pequena correção do que disse Barros Alves, acima, Hitler matou bem mais que Stalin. Este último, matou cerca de 1 milhão. Só nos campos de concentração, Hitler deve ter matado mais de 6 milhões. O nome "socialista", do partido nazista era só para confundir os trabalhadores, pois é sabido que Hitler chegou ao poder devido ao financiamentos dos grandes empresários alemães, nada a ver com a experiência histórica que havia na União Soviética, quer gostemos dela ou não.


    • Nirton Venancio Muito boa e oportuna sua observação, Armando.

    • Ricardo Albuquerque Impossível comparar Hitler e nazismo com Stalin. Enquanto os dois primeiros ainda estão cercados de tabus e patrulhamentos ideológicos, Stalin é discutido abertamente.

    • Barros Alves
      Não, não é impossível comparar Hitler com Stalin. Os dois são farinha do mesmo saco. Quando eu disse "em termos proporcionais" para falar da maldade dos dois deixei claro as diferenças. Para um bom entendedor meia palavra basta. Para Hitler como para Stalin a Política tem o mesmo tom. Para ambos os fins justificam os meios. O Pacto Ribentrop-Molotov é um evidente identificador do caráter dos dois líderes. Stalin subiu ao poder não igualmente Lênin. Ele deu um golpe internamente no PCURSS, porque o próprio Lênin não queria como subwstituto, por saber o mau caráter que ele era, assassino frio desde a juventude. Na verdade, a esquerda usa de todos os argumentos, inclusive os falaciosos e escamoteadores da verdade histórica, parar jogar embaixo do tapete os crimes de Stalin e demonizar Hitler cada vez mais. Em tempo: quem começou a levantar o tapete da bandalheira dos comunistas na antigha URSS e a denunciar os crimes de Stalin foi uma cria do próprio PCURSS, Kruschev. é que o mal por si se destrói, conforme o dito popular.


    • Nirton Venancio Também muito boa e oportuna sua observação, Ricardo.

    • Paulo Verlaine Coelho Sou mais o Stalin.

    • Albanisa Dummar Muita certa medida contra Lars von Trier de expulsão do Festival de Cannes.

    • Carlos Tenreiro Para ser curto e grosso, acho de uma total imbecilidade a expulsão de Lars do Festival de Cannes. Coisa de um falso moralismo tosco e barato. O diretor exagerou? Pisou na bola? Falou mais do que devia? Talvez, mas isso não deveria invalidar Lars enquanto diretor notável e inigualável. E não vejo a hora de ver o filme, independentemente do que ele disse ou desdisse ou não disse.

    • Erivelto de Sousa As vezes o joguinho de gerar polêmica para promoção pessoal dá errado. Ele, talvez, nem precisasse disso, mas o tiro saiu pela culatra. Pegou mal e manchou a reputação. Hitler e Stalin são diferentes na loucura.

    • Albanisa Dummar Não invalida o trabalho de diretor (quero ver o filme) , mas valida muito exibicionismo e capacidade de dizer besteira.

    • Carlos Tenreiro Albanisa, compreendo. Mas não tem problema. Ele é exibido e fala besteira, mas é um gênio. Merece perdão. ;) rsrsrs

    • Albanisa Dummar
      Carlos, também compreendo, mas excentridade e genialidade à parte, passou do limite do tolerável. Ainda bem que o rapaz reconheceu ao dizer " ‘estraguei minha própria festa’ (I pissed on my chips, em inglês). Eu fico nervoso e me ponho a ...Ver mais


    • Carlos Tenreiro
      Ainda acho que é muita celeuma por tão pouco. Se ele quer falar que é nazista, budista, capitalista, evangélico ou seja lá o que for, para mim não tem relevância alguma. O problema é que se repara muito mais nas "bobagens" que saem da boca ...Ver mais


    • Albanisa Dummar Ja foi...marcou o rapaz. Perdeu uma oportunidade de ficar calado.

    • Ricardo Schmitt o stanislaw ponte preta já deu três giros no caixão... só hoje !!

    • Lila Dourado
      Albanisa como falei no blog ,não está em discussão o trabalho do diretor, mas a atitude e postura do mesmo, diante dos meios de comunicação.A imprensa não estava ali a passeio. Vejo pelos comentários aqui expostos, assim como no mundo afora que todos os consideram excêntrico (mas não doido),outros chegam a chamá-lo de gênio, o que o capacita mais ainda, a ter ciência do que diz. Desde muito cedo aprendi que somos repassadores de idéias, mas que não podemos obrigar o outro a pensar como a gente, temos o dever de trazer a reflexão sobre todo e qualquer assunto, que possa ferir a história moral de um povo e principalmente qdo o tema em questão não só fere, mas aniquila os direitos humanos. Por isso, concordo com vc Albanisa, brincar com questões sérias e com a vida humana, por exibicionismo ou não, bestializa qualquer cidadão seja ele gênio ou não. Sabemos que Hitler,Stalin, Napoleão, Mao Tsé-Tung,Fidel Castro,Pinochet,Mandela, Salvador Dalí, Picasso, Salazar,Franco...algumas destas figuras históricas, usaram a genialidade à serviço do poder,em detrimento da dor de milhares de pessoas , enquanto outras colocaram a genialidade como um meio de salvar vidas. Por isso, Carlos Tenreiro devemos discutir a questão no âmbito real do que ocorreu e sem apelarmos para agressão, somos civilizados e como tal devemos respeitar as diferenças, me surpreendi lendo agora os seus comentários e suas palavras e/ou frases como:" invejosos", " falsos moralistas", "imbecis"...confesso que pensei..."será que é o Carlos?" Albanisa Dummar, Inez Villaventura, Ricardo Schmitt e Nirton Venancio são pessoas de cabeças lindas ,esclarecidas e que admiro muito. Podem sim, reprovar a atitude de Lars von Trier até porque isso já é fato no mundo inteiro.Não podemos pensar diferente?! O facebook é um espaço para questionamentos lights. PAZ !


    • Carlos Tenreiro
      Esclarecendo. Não chamei ninguém aqui desses nomes, mas a GRANDE IMPRENSA. E que fique claro isso. Fico, sim, irritado com essa grande imprensa que manipula os dizeres de alguém, por mais que esses dizeres sejam inadequados. Deixo mais uma vez claro que estou me referindo à imprensa e aos que fazem dela esse objeto mais pérfido do que qualquer fala polêmica ou inadequada de Lars. E, sim, para mim Lars é um gênio e nunca usou a genialidade para fazer mal à humanidade. Quem conhece os filmes dele, sabe que sua obra desconstrói muito das hipocrisias sociais, incluindo aí o preconceito e os fanatismos. Portanto, peço desculpas aos aqui presentes se não deixei claro, mas pela terceira vez, esclareço a Lila e aos demais que me referi aos que fazem da imprensa um veículos que manipula fatos para lucrar com a desgraça alheia.


    • Lila Dourado Claríssimo!!!

    • Ricardo Schmitt
      a tal "grande imprensa" ao qual eu nunca soube o porque do "grande" se, pela relevância de suas matérias, ou por seu poder econômico, é também a dona do ouro, ou seja: tem o mesmo patrão.(motivo de reflexão) partindo deste princípio, tudo tem seu preço... o que discute-se é: quanto e em quantas vezes !! interesses dos mais diversos viram pautas e movem seus negócios. portanto, somente através da reflexão e estudo chega-se à verdade.
      " É preciso tomar muito cuidado com a informação que voce recebe...é possivel contar um monte de mentiras dizendo só a verdade." .... a imprensa registra fatos, verídicos ou não. já os fatos, analisados e refletidos geram a história !! beijus lila querida, fui... só vim soprar umas brasinhas nesse fogo véio !!


    • Lila Dourado Ops...na pressa com a molecada(sobrinhos) brincando, escorreguei...cairam palavras!rsrsrsrs

    • Lila Dourado
      Pois é Ricardo... qdo a imprensa está a favor é ótima e qdo é contra é oportunista.Você lembrou bem e acendeu + velinhas ! Qdo citei nomes de figuras históricas e que usam a genialidade de forma diferenciada é por acreditar que cada um é responsável pelo que diz e faz.E como vc mesmo falou a História registra.Não adianta dizer "há essa besteirada não vai mudar nada do que ele já fez", lógico que não, não podemos retroceder no tempo, nem temos o direito de interferir na obra de Lars Von Trier, mas ele sim escreveu com o próprio punho dados nada interessantes na sua atual biografia .Nelson Mandela, usou a habilidade das idéias em benefício dos seus irmãos na África do Sul e contra o Apartheid. Picasso ,tornou-se um ardente defensor da causa republicana durante a Guerra Civil Espanhola e usou sua genialidade para denunciar ao mundo as barbaridades do nazi-fascista Francisco Franco,companheiro de Hitler e Mussolini. A imprensa foi sua principal aliada para denunciar as atrocidades da ditadura espanhola.Como arma, Picasso usou o pincel :em branco e preto retratou todo o horror de homens, mulheres e crianças,mutilados, de forma magistralmente trágica ...criou Guernica.Enquanto o economista e aliado de Hitler Antonio Salazar ,usou a genialidade para ter o direito de vida e morte sobre os cidadãos portugueses e para a manutenção do poder,usou a força armada e a censura para controlar os meios de comunicação, para perseguir, punir e matar os opositores sem registros ou denúncias. Mas, não conseguiu...no mundo inteiro ecoava protestos liderados por outros tipos de gênios, semeadores da Revolução dos Cravos, que inspirou Chico Buarque,o "Gênio da Poesia" brasileira a criar Tanto Mar.

      Sei que está em festa, pá
      Fico contente
      E enquanto estou ausente
      Guarda um cravo para mim
      Eu queria estar na festa, pá
      Com a tua gente
      E colher pessoalmente
      Uma flor no teu jardim

      Sei que há léguas a nos separar
      Tanto mar, tanto mar
      Sei, também, que é preciso, pá
      Navegar, navegar
      Lá faz primavera, pá
      Cá estou doente
      Manda urgentemente
      Algum cheirinho de alecrim

      Foi bonita a festa, pá
      Fiquei contente
      Ainda guardo renitente
      Um velho cravo para mim
      Já murcharam tua festa, pá
      Mas certamente
      Esqueceram uma semente
      Nalgum canto de jardim

      Sei que há léguas a nos separar
      Tanto mar, tanto mar
      Sei, também, quanto é preciso, pá
      Navegar, navegar
      Canta primavera, pá
      Cá estou carente
      Manda novamente


  • Ricardo Schmitt affffemaria, isto esta virando um tratado histórico !! mas que seria de nós sem esta generosidade... guarde também um cravo para mim. bjus

  • Lila Dourado kkkkkkkkkk qto ao cravo já está guardado, vc sabe que mora no meu coração ! beijossssss
     
    Nirton Venancio Lars von Trier é um talentoso cineasta com seus ótimos e inovadores filmes. Mas é um grande e abominável babaca falando o que ele falou em Cannes. Sua obra cinematográfica não o livra do que falou, nem o que ele falou prejudica sua obra.

3 comentários:

  1. Lars von Trier é um nazista? Isso NÃO é verdade!
    ‎Lila Dourado, querida, aobre Lars von Trier, tenho por ele uma grande admiração enquanto diretor. Estava até comentando hoje com um colega de trabalho que, mesmo o que não gosto nos filmes dele (pouca coisa diga-se de passagem) ainda assim vale a pena, porque ele é ainda um dos poucos que traz uma forte e inconfundível marca autoral. Então, fico sempre de pé atrás quando essas polêmicas são geradas em torno dele. E, de fato, essa polêmica que o coloca como o "nazista" da vez, parece-me jogo de sensacionalismo. Quero então propor a leitura de um artigo a respeito e pedir que a reflexão, antes de qualquer precipitação, seja efetuada. Eis o link para o artigo (se demorar para abrir, é só aguardar um pouco que abrirá): http://www.cinemaemcena.com.br/pv/BlogPablo/post/2011/05/18/Lars-von-Trier-NAO-e-nazista.aspx
    E preciso ainda dizer: MELANCOLIA... TÔ DENTRO! Não vejo a hora de assistir a esse filme!
    Beijos vestidos de carinho e luz pra ti, Lila!

    ResponderExcluir
  2. Querida Lila,
    Ué, a família do cineasta não é, ela mesma, judia? Apenas uma brincadeira de muito mau gosto, que não merece maiores comentários. Tantos dizem que são a favor de Israel, e as atrocidades que este faz com respeito aos Palestinos são comparáveis às de Hitler (como já citei em postagem anterior), mas isso não causa alvoroço.
    Por que? Acho que o domínio dos meios de divulgação na mão de poucos, em grande parte,
    sionistas, tem a ver com isso. Não esquecer Hitler, na verdade, é indignar-se com todo genocídio e atrocidade, em particular os vários massacres de civis cometidos por Israel, bem mais atuais que Hitler.

    Beijo grande,
    Armando.

    ResponderExcluir
  3. A obra cinematográfica de Lars von Trier continua intocável, são filmes criativos, ousados, inovadores. Mas isso não o livra da mancada que fez com declarações absurdas de simpatia ao nazismo. Isso é um tema delicado. Usar isso como marketing é uma atitude burra, há maneiras muito mais inteligentes de "autopromoção". E seus filmes, por si, têm esse recurso. O cineasta é indiscutivelmente um dos mais talentosos na cinematografia contemporânea ("Dogville", "Dançando no escuro", que lhe deu o Palma de Ouro em 2000, "Anticristo", "Ondas do destino", e tantos outros), mas não sentir repulsa pelas suas declarações é inevitável. A mídia pode estar explorando o assunto, mas não inventou nada. Independente do que aconteceu em Cannes, com o cineasta banido do evento, e o filme sem prêmios, estou curiosissimo pra ver "Melancolia".

    ResponderExcluir