domingo, 5 de fevereiro de 2012

Manga fruta que desnuda-se em Valor e Sabor

 A manga é originária do Sul da Ásia,da família das anacardiáceas esta delícia de fruta tropical,espraiou-se pelo mundo e hoje  é cultivada em todos os países tropicais e subtropicais.Graças ao sabor e suculência é considerada a rainha das frutas tropicais.Segundo pesquisa da Folha do Estado, a manga é a fruta preferida pelos consumidores,sendo consumida das mais variadas formas,chupando, em sorvetes, mousses,em sucos , doces ou saladas e na composição de vários pratos. A  fruta tropical além de saborosa é nutritiva. Nela  podemos encontrar a vitamina A, vitamina B e vitamina C.Graças à alta quantidade de ferro que contém, a manga é indicada para tratamentos de anemia e é benéfica para as mulheres grávidas e em períodos de menstruação.Pessoas que sofrem de cãimbras, stress e problemas cardíacos, podem se beneficiar das altas concentrações de potássio e magnésio existentes que também auxiliam àqueles que sofrem de acidose. Também há relatos de que as mangas suavizam os intestinos, tornando mais fácil a digestão.É também utilizada em afecções pulmonares , gengivas inflamadas . Úlceras de decúbito (escaras), úlceras varicosas.
A manga é uma delícia de fruta,pura ou adicionada a outros ingredientes.Com ela podemos fazer mousses, sorvetes,saladas , outras sobremesas e  compor vários outros pratos.
Sei que a superstição e/ou crendice popular sustenta a tese, de que comer manga com leite faz mal,se for à noite pior ainda. Mas,chegar em casa e dar de cara com uma fruteira, cheia de  mangas maduras, vermelhinhas e perfumando a cozinha,não dá pra resistir...a vontade é de comê-la pura ou tomá-la no suco com leite. Mesmo porque, a tese não tem valor nenhum científico. A manga é fruta fácil de encontrar em qualquer época do ano, nas feiras e supermercado de todo país  e o melhor,possui um preço acessível à todos. 

O QRV propõe o exercício dos dotes culinários, através das receitinhas abaixo, exercício prático,fácil de fazer e prazeroso

Mousse de Manga

Ingredientes:

- 1 copo de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 mangas descascadas, e cortadas em pedaços
- 1 lata de creme de leite

Modo de Fazer:

No liquidificador bater as mangas com o leite, depois juntar o leite condensado e o creme de leite e bater mais um pouquinho. 
Colocar num recipiente e levar ao congelador por uma hora. Depois disso é só colocar em taças e saborear! 

Obs: se desejar decore com folhinhas de hortelã ou raspas de chocolate 
Sorvete de Manga

Ingredientes
2 mangas grandes , descascadas e picadas
1 lata de Creme de Leite 
meio medida e meia (da lata) de suco de laranja
1 lata de Leite Condensado

Modo de Preparo
Bata no liquidificador as Mangas, o Creme de Leite 
o suco de Laranja e o Leite Condensado até obter um creme homogêneo.
Passe por uma peneira e leve ao congelador até endurecer.
Retire, bata mais uma vez e leve de volta ao freezer. Sirva em taças. 

Salada de manga light

Ingredientes:

4 tomates sem a polpa picados em quadradinhos
3 mangas sem casca em pedaços pequenos
300 gramas de queijo em quadradinhos
1 alface americana rasgada com a mão
4 colheres de maionese light
1 iogurte natural
sal a gosto

Modo de preparo:
Aos ingredientes secos, misture o iogurte, a maionese e o sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário