sábado, 24 de março de 2012

Chico Anysio - O Maestro do Humor No Palco Iluminado


"Os refletores do céu foram ligados...o show de Chico Anysio estava para começar. 
A plateia? Os anjos aplaudindo em pé' "
 Malga Di Paula

O Brasil perde um dos seus maiores artistas, o ator, escritor, pintor e humorista cearense Chico Anysio, morto  aos 80 anos na sexta-feira, 23 de março. O humorista não resistiu a uma parada cardiorespiratória. "O falecimento ocorreu por conta de falência múltipla dos órgãos decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar", diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa do hospital. no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro .Em 2002, durante entrevista o mestre do humor fino e aguçado ,afirmou " Não tenho medo de morrer,tenho pena ". Na verdade, todos nós brasileiros também temíamos, por sabermos do quanto era rica sua contribuição na dramaturgia do humor. Observar os personagens criados e interpretados pelo Chico é adentrar na rica história da cultura brasileira. As faces dos personagens, nos fazia refletir sobre a política nacional, folclore, crendices e sobre os diversos tipos de preconceito. Por isso e muito mais, Chico Anysio diferenciava-se de muitos outros humoristas, onde humor sobrevive às custas de piadas paltadas no preconceito .
Caricatura de Chico Anysio,na "Escolinha do Professor Raimundo" por Ziraldo, publicada no livro "É Mentira, Chico?"
Hoje, o ator multimídia Chico Anysio recebe homenagem em todas as emissoras de TV. Mas, me chamou atenção a grande e bela homenagem feita pela rede Globo, através do Jornal Nacional.Sei que esta homenagem se estenderá ao longo da semana, em toda programação da emissora. Chico Anysio, sempre deu ibope e continuará dando, pelo artista empreendedor que foi , pela ousadia e pelo compromisso com a história de seu país. Como podíamos observar através de seus vários personagens, como era o caso de Salomé, onde a crítica política era ressaltada na fala da personagem.
A homenagem feita pela globo é mais que merecida, mas me incomoda um pouco, por saber da finalidade midiática e por saber que a referida homenagem será intensificada numa ação multiplicadora  durante a semana. Certa vez ...Chico citou "Vou morrer no Projac, depois de um diretor dizer: “Corta. Valeu, Chico”. Eu direi: “Que bom que valeu” e morro em seguida. Será bonito." Mas...esse desejo foi interrompido.Lembro-me bem, da tristeza e dor do Mestre Chico, quando a Rede Globo tirou do Ar a Escolinha do Professor Raimundo.Chico Anysio, foi proibido pela emissora de se despedir de seu público com o texto o qual tinha criado. Chico falou da tristeza e decepção para a jornalista Leila Cordeiro, em entrevista em 2008.

Vejam abaixo, o texto vetado pela Globo na íntegra e a decepção do Chico Anysio com a emissora.

"A direção da Rede Globo não me deixou dizer um texto na tarde em que exibiu a última Escolinha do Professor Raymundo. Não sei bem a razão. Talvez querendo que o público imaginasse que a saída do programa de que tanto o público gostava, era apenas para um período de férias.

Pensando bem, foi melhor. Talvez eu chorasse ao ler o texto que se segue e que deveria ter sido dito com a caracterização do velho mestre que lançou tanta gente importante.

O texto era o seguinte:

“A “Escolinha do Professor Raymundo” termina hoje a sua missão. Tendo sido estreada no dia 12 de maio de 1952, daqui a cinco meses, em maio de 2002, ela completaria 50 anos de permanência no ar. Mas não iremos até maio, porque hoje foi o seu dia final.

Neste meio século acreditamos que a “Escolinha” cumpriu um papel muito importante. Não somente como diversão para um público de todas as classes e idades, mas - conforme carta que eu recebi de um Ministro da Educação – fazendo crescer em 75% o número de matriculados nas escolas de alfabetização de adultos.

Outro ponto a favor, é que nesses 49 anos e 7 meses, a “Escolinha” não apenas divertiu, mas também ensinou pois nada ficou sem um esclareci-mento.

No mais, ficam ai os artistas que foram lançados por este programa tão simples e, para mim, tão importante, porque a “Escolinha do Professor Raymundo” lançou no mundo do humor figuras como Costinha, Zé Trindade, Ary Leite, Geraldo Alves, Mussum, Mauro Gonçalves (o Zaccaria), Zilda Car-doso (a Catifunda), Lug de Paula,(o “Seu Boneco”) André Lucas (o Puliça), Tom Cavalcante, Castrinho, Pedro Bismarck (o Nerso da Capitinga), Heloisa Perissé, Ingrid Guimarães... sem falar em gente importantíssima que já es-tava aposentada e que a Escolinha foi buscar para os fazer brilhar novamen-te, como Walter D’’Avila, Ivon Cury, Brandão Filho, Grande Othelo... sem que esqueçamos o trabalho dela para – vamos criar um termo – acimentar a posição de Cláudia Gimenez, Claudinha Rodrigues, André Mattos (o seu Fininho)... e, antes que eu me esqueça, dois nomes mais que foram lançados pela “Escolinha do Professor Raimundo”, lá no seu comecinho, em 1952: Antonio Carlos (o pai da Glória Pires) e Chico Anysio (o pai da Victoria, do Rodrigo, do Cícero, do Bruno, do Rico, do André, do Nizo, do Lug e do Duda).

Assim, em meu nome e em nome de todos que passaram por esses bancos, um agradecimento do coração ao professor Raymundo e ao público que tanto o apoiou. Se já nas últimas duas semanas este apoio decaiu, a pon-to da “Escolinha” ter que sair do ar, não tem importância, porque antes des-tes 21 dias, (dias em que a concorrência colocou no ar os melhores longas metragem que possuía) ele foi fidelíssimo por 49 anos e 4 meses. 600 meses. 600 meses de vitórias.
"


Escolinha do Professor Raimundo
CHICO ANYSIO - Justo Veríssimo
(casamento de pobre - anos 80)

"O que me levou a esta atividade 
foi o fato de gostar de contar histórias, 
pois antes de tudo, o que eu faço de melhor 
é exatamente contar uma história."

Chico Anysio, foi contador de histórias...criou mais de 200 personagens para retratá-las.
Para relembrar exponho aqui,alguns desses personagens:
 O humorista Chico Anysio interpreta o personagem Pantaleão
 O humorista Chico Anysio interpreta o personagem Bexiga

Professor Raimundo, fazendo o gesto que acompanha o bordão
 "E o salário, ó..."
 Chico Anysio interpretanto a personagem Salomé
 Chico Anysio interpreta o personagem Tavares

Chico Anysio interpreta o personagem Bento Carneiro
 Chico interpreta a personagem Salomé - Chico interpreta o personagem Gaspar                

 Chico Anysio interpretanto o personagem Urbulino

 Chico Anysio interpretando o personagem Popó 
 Chico Anysio  ao lado de Pascoal da Conceição como Kor
 Chico Anysio como Bozó - Chico Anysio interpreta o Silva
Chico Anysio como o personagem pastor Tim Tones, que fez sua estreia em 1984
 
"No Brasil de hoje, os cidadãos têm medo do futuro. Os políticos têm medo do passado."
Chico Anísio   
Nascimento / Falecimento
14/04/1931 / 23/03/2012 (80 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário