domingo, 29 de abril de 2012

A Linguagem é Arte da Convivência pela PAZ



Compartilho com todos os que usam a linguagem como uma arte social e não como um instrumento de agressão!

 
Se "a Razão vive na Linguagem " como expressou Emmanuel Levinas, o que pensar do ser humano que usa a linguagem da agressão física,moral e verbal da ofensa, não pelo sentimento condicional da dúvida, mas por achar-se portador espiritual do bem e da verdade absoluta?!

O filósofo Platão,argumentou 399 A.C. que o diálo
go é uma virtude, que a virtude é sabedoria". Seu discípulo Aristóteles, afirmava : " Todos os homens têm por natureza, desejo de conhecer, que o conhecimento está contido em tudo que esta a nossa volta , que não deve ser confundido com a verdade de um só. A Verdade está no mundo à nossa volta" 

Acredito que a filosofia e os mestres nos presenteou...nos presenteia ao longo da história, com reflexões, idéias e pensamentos paradoxais, desafiadores...mas, também evidentes e conclusivos com relação a necessidade do autoquestionamento e da curiosidade como atributo humano.

Acredito ainda,que o ser que culpabiliza o outro pelos seus fracassos, que se acha um ser espiritualmente elevado, acima dos demais e que se acha possuidor da melhores normas de educação e conduta, não podendo ser contrariado ou questionado...é arquetípico do antidebate e do antidiálogo. Dialogar e questionar, não é atributo somente dos filósofos, mas dos seres humanos.
O pensamento não pode evoluir sem discordância, sem oposição, sem respeito ao outro. A agressão física e verbal é desrespeito não só a linguagem, mas a dinâmica da convivência social. "A LINGUAGEM É UMA ARTE SOCIAL".
A Arte é vida,real expressão do belo, pela expressão digna da vida de todos nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário