Compartilho com todos os que usam a linguagem como uma arte social e não como um instrumento de agressão!
Se "a Razão vive na Linguagem " como expressou Emmanuel Levinas, o que
pensar do ser humano que usa a linguagem da agressão física,moral e
verbal da ofensa, não pelo sentimento condicional da dúvida, mas por
achar-se portador espiritual do bem e da verdade absoluta?!
O filósofo Platão,argumentou 399 A.C. que o diálo go é uma virtude, que a virtude é sabedoria". Seu discípulo Aristóteles, afirmava : " Todos os homens têm por natureza, desejo de conhecer, que o conhecimento está contido em tudo que esta a nossa volta , que não deve ser confundido com a verdade de um só. A Verdade está no mundo à nossa volta"
Acredito que a filosofia e os mestres nos presenteou...nos presenteia ao longo da história, com reflexões, idéias e pensamentos paradoxais, desafiadores...mas, também evidentes e conclusivos com relação a necessidade do autoquestionamento e da curiosidade como atributo humano.
Acredito ainda,que o ser que culpabiliza o outro pelos seus fracassos, que se acha um ser espiritualmente elevado, acima dos demais e que se acha possuidor da melhores normas de educação e conduta, não podendo ser contrariado ou questionado...é arquetípico do antidebate e do antidiálogo. Dialogar e questionar, não é atributo somente dos filósofos, mas dos seres humanos.
O pensamento não pode evoluir sem discordância, sem oposição, sem respeito ao outro. A agressão física e verbal é desrespeito não só a linguagem, mas a dinâmica da convivência social. "A LINGUAGEM É UMA ARTE SOCIAL".
A Arte é vida,real expressão do belo, pela expressão digna da vida de todos nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário