domingo, 2 de setembro de 2012

A BELEZA

Vestes Delineadas Pela Arte de Ser

" Beleza não é luxo. É uma necessidade! " 
    Adélia Prado

A beleza não é apenas uma qualidade estética do ser humano, mas é algo que se delineia através do olhar de quem vê.Por isso, não pode ser vista como algo supérfluo ou intrinsicamente ligado as pessoas de pouco conteúdo intelectual.A História nos mostra, que através dos tempos a beleza serviu de fermento criativo para Eurípedes, Platão, Picasso, Kant, Andy Warhol, Nietzsche, Hegel, Kafka, Roland Barthes, Rimbaud,Baudelaire 
Para os greco-romanos a beleza era mais que  simples conceituação do estético, era principalmente referencial de prática político-filosófica.
Os fatores climáticos do Egito,motivaram os egípcios a criaram verdadeiros laboratórios de perfumaria e cosméticos. Desde o uso de óleos perfumados sobre o corpo, aos cremes faciais  e para os cabelos, os preparados à base de gorduras animais, óleos vegetais, cera de abelha, leite, mel e plantas aromáticas que funcionavam como “substâncias preciosas”, deixavam as mulheres e homens mais seguros e confiantes no poder de sedução e do prazer através da beleza. A beleza, tinha também finalidade de interação social. “O sentido da Beleza é diverso do sentido do desejo. Podemos considerar alguns seres humanos belíssimos, mesmo que não os desejemos sexualmente, ou que saibamos que nunca poderão ser nossos. Se, ao contrário, se deseja um ser humano (que além do mais poderia até ser feio) e não se pode ter com ele as relações almejadas, sofre-se”, como dizia  Baudelaire.
Com a passagem do tempo e o avanço tecnológico, a idéia de beleza ganhou novas concepções e os meios de comunicação passaram a propor novos conceitos, dentro da perspectiva de consumo e de apelo comercial. Se antes, a Beleza andava de mãos dadas com "Arte ", o mundo pós moderno impôs uma nova parceria a " Moda".
A expressão da beleza, sempre esteve interligada com as artes  visuais, a arquitetura,o design,a música, a literatura e a dança. Trata-se portanto, de algo de fundamental importância para as mulheres e os homens. Neste novo milênio,observamos uma estreita relação entre sentir-se belo e sentir-se bem! 
Freud dizia que 'somos inexoravelmente movidos por nossos desejos de prazer" Talvez por isso,as mulheres sentem-se tão bem quando estão em SPAs e Salões de Beleza. É nesse momento, que elas se dedicam exclusivamente a cuidar delas mesmas, gerando um  elemento motivacional de prazer. 
Ninon de Lenclos, considerada símbolo da mulher culta e precursora da mulher livre e independente, rainha dos salões parisienses e revolucionária dos costumes nos séculos XVII e XVIII na França, afirmava que "A beleza é uma carta de recomendação a curto prazo"e por isso deveria ser cuidada com atenção. Ao observarmos  Gisele Bündchen ,Scarlett Johansson,Maitê Proença,Kim Novak, Madonna, Marilyn Monroe, Grace Kelly,Tippi Hedren,Audrey Hepburn , nos chama atenção, a beleza, os cabelos bem cuidados, a pele, a maquiagem e a expressão .Não seriam reconhecidas como belas,se não dedicassem alguns minutos do seu tempo, a cuidar da beleza.  
Se nosso corpo funciona como moradia da alma, devemos cuidar bem dele, para que a estadia seja agradável e dê prazer.Os cuidados devem estar associados a um estilo de vida saudável e respeitando os diferentes padrões de beleza e estética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário