quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Aquário em Xangai explode, mata tubarões e fere 15 pessoas na China

"A compaixão pelos animais 
está intimamente ligada a bondade de caráter, 
e quem é cruel com os animais 
não pode ser um bom homem"
Arthur Schopenhauer




O aquário de Xangai, na China, tido como um marco turístico desde sua instalação, em 2010, causou terror durante explosão. O tanque de 34 toneladas ao romper o vidro grosso de proteção, feriu 15 pessoas com os cacos de vidro,matou três tubarões, dezenas de peixes e tartarugas, ao serem arremessados ao chão. O porta-voz da polícia ao Australian Times, afirmou "Havia vários ferimentos causados por pedaços de vidro, alguns graves porque ele era muito grosso. Estamos investigando o que causou isso".O vidro que rompeu-se possuia 15 cm de espessura.Toda semana um mergulhador entrava no tanque para nadar com os animais e alimentava os tubarões.Chen Yongping, um funcionário da direção do centro de compras, disse que o estabelecimento não pretende ter outro aquário no futuro.

Acredito nas palavras de Schopenhauer. Por isso, torço para que esta explosão, sirva de alerta as autoridades,oceanólogos,ambientalistas e aos cidadãos, sobre a importância de respeitarmos a natureza e o mundo marítimo.Absurdo, que  animais que nadam...percorrem as águas profundas do oceano como os tubarões e outras espécies, sejam enjaulados, servindo de objetos decorativos,de observação humana e diversão de crianças!
Será que não basta os jogos online de animais marinhos, onde as crianças e muitos adultos brincam e sentem-se vitoriosos ao destruirem os "perigosos" tubarões? 

O grande Mahatma Gandhi, afirmava " a  grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais". Estaríamos então, regridindo?
Os animais aquáticos constituem um grupo grande e diversificado. Vão desde espécies pequenas e inofensivas, aos gigantescos que imperam nas águas. Mas, nenhum deles saem do mundo ao qual pertencem, para nos ameaçarem e/ou nos enjaularem.  Como seria a reação, dos que propõem a criação de grandes aquários, diante da proposição de grandes jaulas, com figuras humanas ?!  Desafio aterrorizante e inconcebível, porque a liberdade é um bem ...uma conquista inalienável, que deve ser mantida e assegurada ao todos os seres, racionais e irracionais, como uma forma de amor  à vida .


"Nós seres humanos, 
estamos na  natureza  
para auxiliar o progresso  dos animais,  
na mesma proporção
que os anjos estão para nos auxiliar.
Portanto quem chuta ou maltrata um 
animal  
é alguém que não aprendeu a  amar" 
Chico Xavier




Nenhum comentário:

Postar um comentário