segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Ellen Oléria a Face Mais Bela do The Voz Brasil


Ellen Oléria cantando “Taj Mahal”, de Jorge Ben Jor, na final do “The Voice Brasil”
Há muito tempo...no cenário da música brasileira, destacam-se as cantoras de rostos e corpos considerados perfeitos, pelos padrões da mídia!
Desde Alaíde Costa,Clementina de Jesus,Eliana Pittman, Zezé Motta,Rosa  Marya(cantoras negras brasileiras que tiveram destaque no cenário musical),o palco dos grandes eventos no Brasil, tem cedido espaço  para as "branquinhas bonitinhas",que cantam sertanejo, Axé-Music, Brega Melody e para a música eletrônica.
Neste domingo ,16,quando a Ellen Oléria, entrou no palco e soltou a voz...senti a força da ancestralidade.A ousadia artística na interpretação e a escolha consciente de uma música que pudesse crescer e valorizar-se com sua interpretação. A escolha de "Taj Mahal", sucesso de Jorge Ben Jor e sua fantástica interpretação ,a fez merecedora do Prêmio The Voz Brasil .Se Alaíde Costa, abriu o caminho para as cantoras negras em 1950,Ellen nos mostrou ao longo do programa, que pode cantar Jazz, Bossa Nova, Rock, Samba, MPB e tudo o que Deus Mandar.
Ellen é a diáspora musical africana e a junção das muitas vertentes da nossa música . O solo da sua VOZ ,vai além do solo das terras brasileiras e de qualquer consideração estética e racial. 
Ellen Oléria... é a nossa vitória sobre esse arrastão da breguice musical, que se alastra sobre a memória cultural do nosso povo. Que maravilha ...saber que ela irá provocar o encantamento no réveillon de Copacabana, com sua bela voz!
Algo me chamou atenção e me inquietou durante a final do The Voz Brasil.Enquanto Carlinhos Brown,firmava no Twitter que iria quebrar o mouse de tanto votar na Ellen,a cantora Claudia Leite twittava  " Bolhas votem á vontade em Ju Moraes " o povo escolhia a Ellen Oléria, mostrando que a bolha estorou na mão da cantora, não pelo furo acentuado do "á", nem por revolta ao serem chamados de "bolhas", até porque nem todo mundo leu o que a cantora baiana escreveu. Ellen Oléria, saiu vitoriosa com 39%  dos votos de mais de 10 milhões de brasileiros que  torciam e apostavam na cantora, pela extensão vocal, originalidade e pela grande carga de emoção ao interpretar as canções.
Na reta final, Ellen disputou o prêmio de R$ 500 mil, um carro e  contrato com a gravadora Universal, com Maria Christina, do time do Lulu Santos, a baiana Ju Moraes da Claudia Leitte e com Liah Soares apadrinhada pelo cantor Daniel. Todas as concorrentes, possuiam qualidade vocal inquestionável.Mas, o artista para brilhar...precisa ter algo mais que a técnica... "é preciso ter manha É preciso ter graça É preciso ter sonho sempre Quem traz na pele essa marca Possui a estranha mania De ter fé na vida..."

                                                    
"Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria...

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida..."
( Milton Nascimento )

"Ela é uma voz que cura. Vocês queriam uma voz que cura? Está aí: Ellen Oléria"    Carlinhos Brown 

Nenhum comentário:

Postar um comentário