segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Viajando pela França






Um Lugar Onde a História, a Cultura e o Luxo Caminham de Mãos Dadas

Como em todas as manhãs de domingo...leio os meus jornais, enquanto tomo o café .Hoje em especial, resolvi tomar meu café da manhã,com croissants e escrevendo.
Agora...navego no mundo virtual...que maravilha !  Convite de uma amiga,pra reafirmarmos nossa amizade  passeando em Paris...percorrendo os Jardins de Versalhes.
Talvez, por saber o quanto eu amo a História...patrimonial e cultural e acima de tudo, por desejar para mim, uma entrada de ano, bem no estilo Renato Russo" É preciso amar as pessoas/Como se não houvesse amanhã /Porque se você parar pra pensar,/Na verdade não há..." De fato, não sabemos como será o amanhã, como iremos acordar e se iremos.
Adorei o recadinho da minha amiga "Grandes amizades se firmam em viagens inesquecíveis ". Como minha imaginação adora viagens, já estou percorrendo o Palácio de Versalhes, imaginando a residência no período do rei Luis XVI e sua extravagante esposa Maria Antonieta. Caminhando um pouco mais...me deslumbro com os jardins de Maria Antonieta.E o Museu do Louvre... antiga residência real, a história perpassa as paredes do antigo prédio imperial. No pátio ao ar livre, uma pirâmide de vidro iluminada e ultra moderna cria um contraste com o palácio secular! Como não admirar a Notre-Dame de Paris e o Quartier Latin?! é a expressão do luxo na capital parisiense. E o Panteão,imponente e majestoso. Agora...uma paradinha para posar para um clique, na Torre Eiffel,símbolo de Paris em todo o mundo.Seguirei navegando...agora, pelos rios Reno e Sena ... percorrendo as passagens secretas de Lyon...quanta história...quanta beleza expressa na arquitetura,nos monumentos e galerias dos séculos passados.Fácil entender, porque a UNESCO tombou essa cidade, como patrimônio histórico da humanidade. Enquanto meus olhos se maravilham com a beleza local , saboreio os deliciosos Beaujolais...dos deuses! No Montmartre e a Sacré Couer observo a vista deslumbrante de Paris e  como adoro o velho e o novo...um pouco da arte moderna,uma passada no  Centre Beaubourg, ou Georges Pompidou,  projetado por dois dos maiores arquitetos do mundo, Renzo Piano e Richard Rodgers. Só uma passada pelo centro, já valeria minha viagem, impossível  descrever esse espaço, são mais de 60 mil obras, entre pinturas, fotográficas e audiovisuais,uma imensa, farta e confortável biblioteca que acomoda até 2 mil usuários, diversas galerias dedicadas a exposições temporárias, cinema, sala de concertos e o Museu Nacional de Arte Moderna. . Finalmente... encerro a minha viagem à noite , com um passeio na Pont-des-Arts e Île Saint-Louis ,para que meu espiríto adormeça feliz e compreendendo, porque Paris é a cidade mais visitada da Europa e porque Gilberto Freire afirmou " Paris é a capital do mundo ".
Agradeço a Deus por ter conhecido em vida, pessoas especiais e amigas, com as quais posso partilhar pensamentos, idéias e emoções. Com elas posso percorrer caminhos e realizar viagens  maravilhosas,  que enriquecem a minha mente histórica e fortalecem minha alma, com a poesia humanitária, contida nas construções arquitetônicas e na cultura de cada povo.
Para os amigos do mundo virtual, um pouco das imagens da minha viagem, assim...formamos um grande comboio , composto por nossos sonhos,ligados entre si,pelo nosso querer bem e com a função de nos transportar com as pessoas que escolhemos,pelas trilhas que desejamos !
Palácio de Versalhes
Representando o auge da opulência barroca e considerado o mais luxuoso Palácio do Mundo é considerado patrimônio da humanidade desde os anos 30. O Palácio de Versalhes, constituiu uma das mais belas obras da arquitetura francesa do século XVIII. O antigo pavilhão de caça de Luís XIII foi transformado e ampliado pelo seu filho Louis XIV(1638-1715), que  instalou no Palácio,a Corte e o Governo de França em 1682. O  ambicioso monarca, conhecido como " Rei Sol",vivia cercado por uma corte  de dois mil nobres  e 18 mil soldados e criados. Luís XIV, mostrava-se  como a representação do próprio estado "L’état cést moi" (o Estado sou eu)  criando este ambiente de luxo e ostentação para impressionar os visitantes com uma França suntuosa e um rei  com poder absoluto.
 “Os palácios viram jardins e os jardins viram palácios.”
 La Fontaine 
Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, que se tornou um ícone mundial da França e uma das estruturas mais reconhecidas no mundo
A catedral de Notre-Dame de Paris (ou de Nossa Senhora de Paris)  é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, sua construção iniciou-se em 1163. É considerada por  Victor Hugo como o paradigma das catedrais francesas.
Margens do rio Rhone em Lyon, uma das maiores cidades francesas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário