sábado, 25 de setembro de 2010

O Voto e as Eleições

A História, o Voto e o Futuro são Livres
Às vésperas das eleições, os poderes se articulam, através das representatividades dos estados. As conquistas democráticas, o papel da imprensa e o pensamentro crítico do cidadão, passam a ser alvo de revisionismo, questionados e criticados por alguns seguimentos de poder.
No momento,constatar o óbvio é engatar a marcha da contra-mão da História. É como se algumas "verdades", não pudessem ser questionadas.
Há algum tempo atrás... o músico Cazuza, indagou: "Que país esse?" 
Hoje,ainda são muitos os que fazem esta reflexão,mesmo sabendo que este país se chama Brasil. Terra de um povo cheio de garra, capaz de levantar-se e continuar sorrindo,após enchentes,queimadas,epidemias e desemprego. O povo nordestino sofre com o solo seco, enquanto muitos enriquecem com a in dústria das sêcas, em regiões com grandes lençóis de água.Mesmo com tantos problemas, vivemos numa terra cercada de mar e bela por natureza.
No período eleitoral,parece que vivemos no inferno...com tantos problemas apresentados e as falsas promessas apresentadas na TV.Cada cidadão pode observar a "Montagem do Circo",assistir a apresentação dos espetáculos, através dos programas eleitorais e criar sua própria versão da história.Nela, não precisa ter vilões, nem mocinhos, os personagens são reais e capazes de construir uma história diferente.Nessa história, a saúde, a educação e a segurança, são direitos de todos  e as desigualdades sociais foram de fato diminuidas e não simples propostas de candidatos, em campanha eleitoral.Quem sabe assim, num futuro bem próximo ,nossos filhos não precisem ficar indignados com palhaços surreais, capazes de transformar o nosso município,estado e país em picadeiro de circo.É neste contexto, que a platéia torna-se alvo dos artistas vilões, que usam das habilidades e estratégias possíveis, para torná-los fantoches e marionetes, deixando-os "Tiriricas" da vida.
Se no século 20, acreditávamos num mundo dividido nas ideologias, de esquerda e direita.O século 21, abriu novas perspectivas. Muitas conquistas foram feitas em defesa do ser humano e das liberdades democráticas.Por isso, não podemos permitir que estas conquistas sejam ameaçadas, com o engodo de que a queda do muro de Berlim, significa a junção de todo o pensamento político ,numa só corrente.
Desde a antiguidade, os que detém o poder, tentam impor a massa da população seus pensamentos.Para isso, usam a máquina administrativa, articulam-se te todas as formas possíveis, para garantir a manutenção do poder e alargar os braços territóriais da política coronelista,sob o disfarce da competência e da modernidade política.Assim, seguem como corruptores,sem critérios políticos ou ideológicos,aliando-se aos mais diversos partidos, tentando ludibriar o povo,com a mostra do "Espetáculo da Salvação".A vontade do poder é  grande, vai além do perspectivismo e de suas ramificações.Por isso,muitos candidatos retroscedem politicamente, como inquisidores medievais,constroem fogueiras para tentar queimar o opositor da pior forma possível. Seguem ferindo os princípios da ética política e democrática, ao negarem ao povo o direito de ver o que é real e o que é imaginário. A liberdade de escolha e expressão do povo torna-se ameaçada.
Por isso, faz-se necessário não só reavaliarmos os nossos passos.Mas, principalmente questionarmos a nossa responsabilidade no que fizemos, no que estamos vendo e no que queremos daqui pra frente.
Precisamos abrir nossos armários, não somente pra retirar lençóis,cobertores e roupas para os muitos desabrigados desse país.Precisamos colocar neles " vestes" com uma nova linhagem.Que nos proporcione,conforto e dignidade.
Sei que ouviremos alguém dizer"político é político ...é tudo igual",como quem diz:" roupa é roupa,tanto faz vestir uma, como outra" .Mas, sabemos que não é verdade.Não podemos entrar nessa. Muitos dos nossos heróis morreram, outros tiveram destinos diferentes e alguns sobreviveram .Mas, nós estamos vivos e precisamos nos unir cada vez mais, em nome da democracia que conquistamos, em prol da diversidade e da pluralidade política.
Aceitar o que nos impõem é retroceder e acreditar na antiga política "Café com Leite". Sejamos heróis de nós mesmos.Salvemos a dignidade  política nacional, através da arma que possuimos, o Voto.Fruto de muita luta, suor e lágrima. Alimentemos em nós, a vontade de um tempo
novo e diferente pra nós e nossos filhos.Sejamos condutores
responsáveis ,dessa nave chamada Brasil.
Não podemos ficar bravos, com o fato do voto ser obrigatório. Precisamos sorrir por essa  conquista e por sabermos que nossa pátria é bela, musical e cheia de esperança.Votemos com fé, confiança e vontade.Apostemos na garantia do que conquistamos e em novas possibilidades,que garantam  a melhoria de vida para todos.É observando o histórico político, as propostas e ações dos candidatos, que poderemos fazer a escolha certa.
Não podemos esquecer...através do voto, alguns países tornaram-se reféns de ditaduras, onde o povo, a arte, a ciência, a educação e a imprensa, ficou à revelia de um só partido,sem vez ou voz, como nos países sob o regime ditatorial.
Conquistamos a cidadania,  somos seres pensantes e  como tal, podemos votar e eleger quem queremos, não podemos nos deixar levar pelas ricas campanhas publicitárias  e pelos programas produzidos por agências de publicidades milionárias ,transmitidos diariamente em doses sufocantes na TV.Não podemos permitir, que esta overdose nos torne tolos. As imagens veiculadas nos programas eleitorais,são de que moramos no caos e estamos em total desamparo e que elegendo o candidato X ou Y iremos solucionar todos os problemas ligados a habitação, saúde, educação, moradia,trabalho, violência...votando "neles"viveremos felizes para sempre! 
É a velha história...o poder é bom e muitos  agem com destreza, com os instrumentos possíveis e impossíveis,para garantir a escalada.
Os programas partidários, no geral nos mostram propostas milagrosas,sem nenhum conteúdo ideológico, um verdadeiro festival de curta,onde leva o prêmio, quem usa as melhores técnicas e efeitos audiovisuais. 
Vivemos numa democracia e o voto é fundamental instrumento de participação,expressão e manifestação ativa do nosso povo.
Sejamos bons  filhos dessa Pátria Mãe Gentil, ajudando nossos irmãos a acordarem dessa letargia e assim como Montesquieu, precisamos descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes!


"Você já foi ousada, não permita que a amassem." 
Isadora Duncan

2 comentários:

  1. Sobre a Venezuela, há de se ressaltar - maior parte da imprensa articulou-se num golpe falho contra um governo democraticamente eleito. Isso foi bem mais importante para levar a erosão da democracia que o voto popular naquele país. Enfim, mesmo a democracia burguesa demanda maturidade não apenas do governante, mas muito mais da imprensa e das classes dominantes... (aliás, imprensa que pouco tem a ver com a democracia, como tem demonstrado a Veja e a Globo aqui no Brasil).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto!
    Você mais uma vez me surpreende, não só pela forma inteligente como escreve, mas principalmente por nos conduzir ao pensar, ao pensar!

    ResponderExcluir