quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cópia Fiel




"toda verdadeira obra de arte aspira à abstração.
                                                     Jean Renoir


Recomendo o Filme " CÓPIA FIEL" do diretor iraniano Abbas Kiarostami. Neste Filme a poesia é intimista e nos toca pela riqueza filosófica das palavras.
Já vi e agora preparo-me para revê-lo. Talvez,pelo fato de gostar de Cinema de Arte e me encantar com belos diálogos.
Cópia Fiel nos leva ao exercício da análise  estética e intelectual. As cenas movimentam-se de forma intrigante e nos instiga a repensar as nossas próprias relações.Já no início, o texto nos leva a reflexão e nos faz lembrar Walter Benjamim.
Vale a pena assistir e observar a bela atuação de Juliete Binoche,a construção do  jogo de verdades e mentiras através dos diálogos entre o filósofo inglês ,James Miller (William Shimell)  e a francesa Elle (Juliete Binoche),  dona de uma galeria de arte.
Para os que como eu, adoram textos que falem de arte, sobre filhos, homens,mulheres,bons roteiros,boa interpretação e encantam-se com belos cenários,como os da Toscana... é um acerto.
O Filme possue uma linguagem universal, talvez pelo fato de ter sido realizado na Itália por um cineasta iraniano e protagonizado por uma atriz francesa e um ator inglês.
Como é bom ver  Binoche ,caminhando elegantemente na delicadeza de um personagem, sem preocupações com o artifício do estético.Distanciando-se da atuação das atrizes americanas, que buscam plastificar a atuação através da elegância  dos trajes.
O texto de Cópia Fiel  é primoroso, há momentos em que Kiarostami deixa que as palavras tornem-se o foco de LUZ para iluminar as cenas, intencionalmente escuras.
Vejam e revejam esta Fábula romântica,onde a poesia, a beleza, a arte e a filosofia,ganham formato cênico...como um discurso amoroso, como uma obra que vazeia livremente  entre o lúdico e real.


" o valor da obra está nos olhos de quem vê "

O cantor inglês William Shimell como James e a atriz francesa Juliette Binoche 
como Elle
Abbas Kiarostami e Juliette Binoche  em uma das locações de "Cópia Fiel"  
Juliette Binoche como Elle
 Abbas Kiarostami e Juliette Binoche nas locações de "Cópia Fiel"
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário