O bom fotográfo, além de captar imagens germinadas de simbolismo,expressa-se através das mesmas,nos contando histórias. Ao fotografar, apropria-se das imagens e lhes dá corpo, movimento e cores. As fotos, manifestam-se diante de nós,das mais variadas formas e significados. Após mergulhar na história cotidiana das nossas vidas,segue como restaurador da estética humana e patrimonialista. São de fato, grandes catadores e contadores de Histórias.
Alfred Eisenstaedt ...
Muitos Olhares...Muitas Histórias !
Busco nesse painel que montei, de fotos tão distintas de Eisenstaedt, mostrar um pouco do olhar desse fotografo que capta sentimentos com Maestria!Nelas observei histórias e delas sei que muitos contos virão!Alfred Eisenstaedt (1898 - 1995) um dos maiores fotográfos do mundo é considerado o pai do fotojornalismo moderno .Não somente pelo fato de ser o fotográfo que mais publicou fotos na história, mas principalmente pela capacidade de captar a doçura da infância no meio dos conflitos de guerra, a elegância dos astros, a agressividade dos tempos de guerra e da política, a miséria social e a luxúria.
Marc Ribout...
Vera Jursys...
Fotógrafa de coragem, rompeu com o silêncio estático da foto e buscou o resgate da vida e da história, em cada foco. Olhar as fotos da Vera é viajar no tempo, é sentir o desejo da expressão,é indignar-se e/ou extasiar-se. Vera nos faz entender a vida,através da dor,da fraqueza, do sofrimento, da alegria, da euforia, da conquistas e vitórias . Vera nos faz ver a vida como ela é: crua...real e nos leva a vontade das cores ! Vera é uma grande repórter fotográfica, uma das maiores da nossa América Latina. Há mais de 30 anos,documenta a história,como fotográfa e cidadã, prestando à todos um grande serviço,ao expor sua obra. Pela reflexão sócio-política expressa nas fotos, Vera torna-se mestra e como tal, ensina.
Vera Jursys foi colaboradora das revistas Isto É,Reportagem, Nossa América e TV Escola.Como também,dos jornais :O Estado de São Paulo, Diário Polpular e Jornal da Tarde.Contribui também como Iconógrafa, para o Centro Ecumênico de Documentação e Informação(Cedi), no Memorial da América Latina, na Revista Almanaque Brasil e Duda Mendonça Produções. Expôs seu trabalho no Museu da Imagem e do Som, no Memorial da América Latina, no Centro Cultural de São Paulo e realizou várias curadorias. Possui ainda, parte do seu trabalho em arquivo no Instituto Sérgio Buarque de Holanda da Fundação Perseu Abramo. É...posso afirmar, que a Vera é uma brilhante fotógrafa ,com muitas histórias pra nos revelar!
Shadi Ghadirian...
A Fotógrafa iraniana Shadi Ghadirian, com seu olhar crítico sobre os contraste sociais ,questões políticas e de gênero, mostra-se bem mais interessante que o presidente Mahmoud Ahmadinejad. Usando sutilmente objetos do cotidiano doméstico, como: ferro de engomar,vassoura,ralador, luva, bule...envoltos em tecidos assemelhando-se ao chador(véu típico das mulheres do Irã) traz a reflexão sobre a condição da mulher iraniana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário