A revista Veja desta semana ,traz uma reportagem vexatória para a nossa Fortaleza Bela. Escândalos administrativos, protestos por segmentos da sociedade e críticas a atual prefeita Luizianne Lins(PT) ocupam página dupla na polêmica revista.
"Pode-se enganar a todos por algum tempo
Pode-se enganar alguns por todo o tempo
Mas não se pode enganar a todos todo o tempo..."
Abraham LincolnIlariê da Joaninha
Tá na hora ,tá na hora
A casa da mãe joaninha
De muitas habilidades se constitui a capacidade de uma liderança em administrar sua visibilidade pública de modo a preservá-la e usar da melhor maneira a força de sua presença em favor de seus objetivos políticos.Há poucas regras gerais e muito de feeling. O que se aplica a uma personalidade não se recomenda a outra e a própria circunstância impõe condições que muitas vezes exigem grande capacidade de adaptação.O êxito é obtido não apenas pela força bruta do magnetismo pessoal, mas, também, pelo uso, lapidado, do bom senso, uma correta noção de peso e medida e, claro, inteligência para simular e talento para dissimular.Na sociedade (fetichista) do espetáculo, a figura pública de um “ator” político agrega, ainda que involuntariamente, um conjunto de valores, sugere padrões de conduta. Fixa, a cada gesto, uma abrangência simbólica.É curioso observar que o mesmo ego exacerbado cuja força de expressão galvaniza prestígio popular e num determinado momento ascende, uma vez alcançada a popularidade almejada se presta a destruí-la por atos vãos.Por excesso de confiança ou mesmo uma compulsão infantil a se rebelar contra as próprias regras que determinaram o sucesso, o sujeito exacerba na exposição de suas idiossincrasias e passa a atirar nos próprios pés.Você já viu esse filme: uma liderança construída ao longo do tempo por uma competente gestualidade evaporar na volatilidade de uma mal resolvida vaidade, definitivamente comprometida por poucas palavras fora do lugar.Como o ego controla os termos da mensagem, mas não controla a impressão que ela transmite, o super-heroi fake, prisioneiro de sua própria fantasia, não se percebe o quão descolado se encontra da realidade circundante.Bem, temos aí um bom exemplo. Sob as chuvas, a cidade se dissolve como um sonrisal e afunda na buraqueira. Não há mais prazo acreditado para nenhuma das obras com as quais se comprometeu a prefeitura de Fortaleza.Enquanto isso, na avenida iluminada, a prefeita Luizianne Lins, a quem a circunstância sugere um momento de sobriedade, publiciza sua imagem nos jornais fantasiada de uma joaninha, silvestre em sua (bendita) alegria.Alegra-me saber que o brilho da juventude dela ainda não se despediu – sua mais brilhante qualidade. Mas, com a casa em desordem, joaninha, esta não é a imagem que melhor colabora para a recomposição de sua popularidade.
por Ricardo Alcântara
Luizianne Lins, do PT, é desde o ano passado a detentora do título de a prefeita mais mal avaliada do país, segundo o Datafolha. Os últimos acontecimentos mostram que ela não deve perder o trono tão cedo. Em fevereiro, a prefeita tirou uma licença médica de dez dias. Voltou no grito de Carnaval, envergando uma fantasia de joaninha, com direito a antenas e microssaia de bolinhas. Assim trajada, abriu a folia em Fortaleza, para, logo em seguida, bater asas para Salvador, onde curtiu a folia no camarote da cantora Daniela Mercury. Há duas semanas, decidiu retribuir a hospitalidade da artista contratando-a pa-ra cantar no aniversário de 285 anos da capital. No show. Luizianne novamente surpreendeu a população: escalou uma atriz para discursar em seu lugar e evitou, assim, as vaias com as quais a oposição pretendia ofuscar a apresentação da baiana. O show de Daniela Mercury custou 385. 000 reais. Pegou mal. Ó valor é maior do que a dívida da prefeitura com um dos princi¬pais fornecedores de material cirúrgi¬co da rede municipal de saúde. A falta de pagamento causou a suspensão das entregas do material na semana passada. “Ela pagou para o povo pular e beber cachaça em vez de cumprir suas obrigações com a saúde”, diz José Frota Neto, um dos credores.Não foi a primeira vez que a prefeita usou o dinheiro público para demonstrar todo o seu apreço pelos cantores baianos, presença garantida nos réveillons que ela promove em Fortaleza. Quatro dessas festas terminaram em pendengas jurídicas. Em todas, o motivo foi o mesmo: ausência de licitação e pagamentos de serviços não comprovados. Por exemplo. Luizianne decla¬rou ter pago 715000 reais de cachê a Caetano Veloso na última celebração. Alegou que o valor cobriu as passagens, as diárias e o transporte de equipamentos dos músicos que acompanhavam o cantor. O detalhe desconfortável é’ que Caetano havia feito um show solo. A VEJA, o músico acusou a prefeitura de ter pago despesas que ele não fez nem cobrou.Mesmo quando consegue comprovar suas despesas, a petista encontra problemas para justificá-las. O Tribunal de Contas do Ceará descobriu que, em 2007, ela usou o cartão corporativo pago pela prefeitura em uma loja de eletrônicos na Itália. Em 2008, Luizianne reincidiu. Mãe de um menino de 11 anos, foi flagrada passando o cartão em uma loja de brinquedos de Fortaleza. Aperreada com a repercussão do caso. requereu segredo de Justiça sobre os papeis. Sua mãe, a suplente de deputada estadual Luiza Lins, é outra fonte de problemas. Luiza não só construiu uma casa no meio de uma reserva ambiental como a está ampliando. Para não ser flagrada, pôs a obra em nome de um laranja. Só voltou atrás quando a ilegalidade foi descoberta pelo Ministério Público Federal.
Por Reinaldo Azevedo
Infelizmente o Povo não sabe escolher bem seus representantes. Entendo que muita gente acreditou confiou e votou nela, mais devemos votar uma vez e temos que observar e não votar pela segunda vez em uma pessoa que provou não ser capaz desde a primeira vez. Parabéns Lila pela contribuição com a sociedade através desse Post. conheci você através do Dragão Fashion e sempre acompanho seu BLOG.
ResponderExcluirObrigada Bruno
ResponderExcluirBusco sempre me envolver emocionalmente com tudo que faço e crio.Criei esse blog e procuro sempre refletir sobre as coisas que me tocam. Como a política, a moda, a arte, o cinema e os problemas ambientais.Sou cidadã, mas trago na veia um pouquinho do sangue de educadora que me abastece e me faz feliz!
Vi seu comentário no facebook e acho que o grande lance desse espaço é isso...a interação, a soma das idéias.
Apareça sempre adoro!
beijão
Sim eu errei uma vez....mas não dei a segunda chance ! No PT só votei na primeira eleição do presidente que se foi...logo depois foi a candidatura de Luiziane...já era tarde...eu estava totalmente desencantado com o discurso petista...
ResponderExcluirA reeleição de Luizianne Lins demonstra apenas a má safra de políticos de Ceará. Tirando o Governador Cid Gomes, que aliás é um fiasco na segurança e em muitos serviços, o resto dos políticos cearenses é péssimo! Os Cearenses sabem votar, sim, o que não têm é opção. Onde está aquele poste que diziam que ia se candidatar?
ResponderExcluirUm grande abraço,
Armando.
P.S.: Acho que o último estadista que tivemos no Ceará foi Virgílio Távora. Trouxe as linhas da CHESF e mesmo sem dinheiro para a execução de obras, fez o planejamento do manejo dos recursos hídricos, entre outros feitos importantes. Ainda hoje influencia o que funciona em nosso Estado. Mesmo longe da perfeição, era um visionário.